OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

26/04/2018 às 07:30

Formação do profissional do turismo é tema de palestra do Capacita Sedetur

Workshop tratou sobre os produtos turísticos comercializados hoje no Estado Workshop tratou sobre os produtos turísticos comercializados hoje no Estado

Rhayller Peixoto

A Alagoas das belezas naturais ganhou um novo significado aos olhos dos futuros turismólogos. Por meio do Capacita Sedetur, estudantes dos cursos de Gestão de Turismo e Hotelaria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram, na manhã desta quarta-feira (25), de uma palestra sobre o papel do profissional do turismo, ministrada pela assessora técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Sandra Villanova. A atividade aconteceu no prédio da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur).

Com enfoque nas potencialidades de Alagoas para além da região da Grande Maceió, os participantes do workshop puderam conhecer mais dos produtos turísticos comercializados hoje no Estado e suas peculiaridades, além de receberem dicas para um melhor atendimento ao cliente.

A formação de um profissional consciente da diversidade cultural, natural e gastronômica de sua área de atuação foi um dos assuntos abordados. Villanova, ao apresentar as cinco regiões comportadas pelo Mapa de Turismo de Alagoas (Litoral Norte, Litoral Sul, Agreste, Sertão e Região dos Quilombos) enfatizou a importância de Alagoas como Estado repleto de história e cultura.

O programa capacita estagiários da Semtur para trabalharem junto aos Centros de Atendimento ao Turista (CAT). Uma vez por mês eles participam de palestras com o objetivo de aprimorar o atendimento ao cliente. Os estudantes dos cursos de Gestão de Turismo e Hotelaria trabalham junto ao visitante, esclarecendo dúvidas, promovendo o destino Alagoas e facilitando a estadia do turista.

Para os participantes, a experiência é enriquecedora. Pedro Fernandes, estudante de Gestão de Turismo, destaca a importância da palestra para a formação do profissional de turismo

 “Palestras como essa aumentam nosso conhecimento e explicam muito do que não vimos na faculdade. A parceria com a Sedetur aumenta a rede de contatos e a noção de como é a gestão do turismo em todo o Estado. O gestor precisa entender a base de cada região e ter esse planejamento é importante para nós que estamos saindo para o mercado”, conta.

O atendimento nos CATs possibilita ao futuro turismólogo a vivência junto ao público. Para Camila Vieira, também estudante de Gestão de Turismo, estar com o turista é uma parte importante do curso. “A cada mês, o turismo muda em algo, com novos pontos turísticos para se explorar e nossas experiências junto aos turistas ajudam muito nos encontros”.

O Capacita Sedetur oferece workshops para incentivar a visão empreendedora em jovens e adultos. Assuntos como marketing pessoal, educação financeira e gestão de negócios são abordados nas palestras. Em parceria com a Semtur, a edição de hoje teve um foco diferente: ampliar a visão dos futuros profissionais da área do turismo, atividade tão importante para a economia do Estado de Alagoas.

Ascom Sedetur

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.