OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

25/07/2018 às 16:44

Turismo de Maceió fecha primeiro semestre em alta

Atrativos de Maceió são diferenciais para a escolha do turista pelo destino (Foto: João Schwartz) Atrativos de Maceió são diferenciais para a escolha do turista pelo destino (Foto: João Schwartz)

Bárbara Pacheco

Impulsionado pelo câmbio, o Turismo de Maceió fechou o primeiro semestre de 2018 com resultados positivos. Além da ocupação hoteleira que superou a média registrada pelo setor no mesmo período do ano passado e um crescimento de 148% na movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em relação a 2017, a capital alagoana também foi sede de grandes eventos.

Segundo dados repassados pela Infraero ao Observatório de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), foram realizados mais de 14 mil embarques e desembarques de aeronaves de janeiro a junho deste ano, aproximadamente 8,3 mil a mais do que no ano anterior. O fluxo total de passageiros cresceu 7,5%, com destaque para o incremento de 6,5% nos voos domésticos. Ao todo, durante os primeiros seis meses deste ano, o aeroporto de Maceió registrou a chegada e a partida de mais de um milhão de passageiros.

Já a ocupação hoteleira, que registrou 73,19%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, requer uma análise mais aprofundada dos números. Apesar de superar a média alcançada no mesmo período em 2017, que ficou em 68,08%, o crescimento na ocupação não deve ser interpretado de forma isolada, sem considerar os custos dos empreendimentos e o valor da diária média.

“A Prefeitura de Maceió, em parceria com o trade turístico, comemora os bons resultados neste primeiro semestre. Embora ainda tenhamos muitos desafios pela frente, a exemplo do valor da diária média, que precisa aumentar para compensar os custos da hotelaria e manter a capacidade de investimento do setor, os dados provam a consolidação do destino no cenário nacional a partir de um trabalho sinérgico de promoção do turismo com a iniciativa privada”, observou o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão.

Outro fator responsável por impulsionar o fluxo turístico na primeira metade do ano foi o turismo de negócios, com a realização de diversos eventos captados pelo Maceió Convention & Visitor Bureau, um dos importantes parceiros da Semtur.  A capital alagoana foi sede de grandes eventos, a exemplo do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, I Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras, Salão do Casamento, 113º Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça, Internacional Symposium Translational Medicine Genetics And Cancer, Pajuçara Management e a 70º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece até o próximo sábado (28).

De acordo com dados do Observatório de Turismo de Maceió, o Maceió Convention registrou um público de 27.630 participantes de eventos de janeiro a junho deste ano. A tendência é que os resultados sejam ainda melhores, já que ainda estão previstos mais 15 eventos até o fim de dezembro.


Fonte: Ascom Semtur

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.