OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

21/08/2018 às 06:47

Parceria planeja oferta de novos produtos turísticos

Representantes da Semtur, Fenagtur, Maceió Convention, ABIH-AL e Secult visitam equipamentos culturais para planejamento de novos roteiros turísticos. Fotos: Ascom Semtur Representantes da Semtur, Fenagtur, Maceió Convention, ABIH-AL e Secult visitam equipamentos culturais para planejamento de novos roteiros turísticos. Fotos: Ascom Semtur

Bárbara Pacheco

Para ampliar a oferta de produtos turísticos na capital alagoana, representantes do setor público e privado ligados ao segmento fizeram visitas técnicas a diversos equipamentos culturais e analisaram a viabilidade de realização de walking tours (passeios guiados a pé) em Maceió.

A iniciativa, que busca fortalecer o turismo cultural, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Maceió Convention & Visitors Bureau e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O trajeto realizado pelos representantes das instituições contemplou casas de cultura dos bairros Centro e Jaraguá, com deslocamento realizado a pé e no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A ideia, segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, que participou das visitas, é diversificar os roteiros e propor, tanto aos turistas quanto aos maceioenses, alternativas que valorizem ainda mais o patrimônio cultural da cidade.

“Essas visitas marcam o início da discussão para a viabilidade da oferta de um novo produto turístico a ser construído com os receptivos. Em um primeiro momento, a intenção é analisar as possibilidades de roteiros culturais, por meio da parceria com diversos entes públicos e privados de turismo, como forma de valorizar a identidade e história de Maceió”, destacou.

Visitas técnicas foram realizadas em diversos equipamentos culturais do Jaraguá e Centro (Foto: Ascom Semtur)

Visitas técnicas foram realizadas em diversos equipamentos culturais do Jaraguá e Centro

Para a diretora de Relações Institucionais da ABIH em Alagoas, Adriana Vasconcelos, o setor busca oferecer novas rotas turísticas, além das belezas naturais da capital alagoana. “Os passeios culturais se tornam uma alternativa a mais para quem vem conhecer as nossas belas praias, é uma boa opção para o turista de eventos, além de ser uma experiência diferente para a população local, que poderá conhecer melhor o lugar onde vive”, observou.

De acordo com o presidente da Fenagtur, Henrique Dantas, Maceió conta com grande acervo histórico e cultural que pode ser melhor explorado pelo segmento. “Contamos com 16 patrimônios culturais na cidade e alguns roteiros já são realizados pelos guias. Com o apoio do trade e demais parceiros, temos a capacidade de ampliar os atrativos turísticos e oferecer roteiros guiados a pé, que contemplem museus, igrejas, praças e casas de cultura em geral. É um diferencial que contribui para o tempo de permanência do turista na cidade”, explicou.





Fonte: Ascom Semtur

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.