OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

11/11/2018 às 13:49

ABIH-AL e Sebrae lançam Pesquisa de impacto do crescimento da oferta do setor hoteleiro em Maceió

Nos últimos três anos e meio, 28 novos hotéis foram inaugurados em Alagoas, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Só em Maceió, a quantidade de leitos passou de cerca de 16 mil para quase 20 mil, neste mesmo período. Este crescimento hoteleiro na capital é visível, e para se ter uma ideia são 68 empreendimentos de hospedagens inaugurados nos últimos sete anos, incluindo hotéis de todas as categorias, pousadas, pequenos meios e resorts. Mas será que Maceió está mesmo preparada para este boom da hotelaria? Quais os perigos existentes por trás do grande número de hotéis em nossa capital?

Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e o Sebrae Alagoas encomendaram uma pesquisa para analisar o impacto do crescimento da oferta do setor hoteleiro em Maceió. O Estudo, feito pelo Grupo Prospecta, será apresentado para o trade turístico e para a imprensa, no dia 13 de novembro, às 9h, no Maceió Mar Hotel.

“Esse estudo apresenta a sustentabilidade do mercado local. Ou seja, ele mostra se, de fato, é viável a atração de mais hotéis para a capital alagoana, ou se isso pode trazer um prejuízo em longo prazo, inclusive impactando na viabilidade financeira dos hotéis atuais e dos que estão por vir, porque se existe um crescimento muito maior de oferta, acaba desequilibrado com a demanda. Assim, todo mundo perde em ocupação, mas em especial em diária média”, destacou Milton Vasconcelos, presidente da ABIH-AL.

A Sedetur, recentemente, divulgou a construção de 16 novos empreendimentos hoteleiros no Estado, três em processo de ampliação e quatro em prospecção. Segundo Milton Vasconcelos, a ABIH-AL  vem fazendo um trabalho para aumentar a promoção do Estado País afora, lutando por novos mercados e atração de novos vôos, além de cobrar a ampliação de saneamento para todos os destinos turísticos de Alagoas e melhoria do aeroporto Zumbi dos Palmares. “A Pesquisa vai dar suporte para tomada de decisão do trade turístico, ao setor público e novos investidores de como devemos proceder com a chegada desses novos hotéis”, afirmou Milton.

Para Marcos Vieira, Superintendente do Sebrae Alagoas, "as recomendações apresentadas nesse documento requerem dos empreendedores da nossa querida Maceió uma gestão cada vez mais voltada para resultados, focada na capacitação das pessoas, inovadora, inclusiva e que permita ao nosso visitante uma experiência inesquecível”, avalia.

“O Sebrae, por meio de seus projetos na área do Turismo, está pronto a atender toda a cadeia produtiva”, afirma o Superintendente do Sebrae em Alagoas.

Fonte: Ascom Abih/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.