OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de dezembro de 2018

Turismo

04/12/2018 às 13:47

MTur inspeciona cursos de qualificação em andamento nos estados

Cursos de qualificação são realizados pelo MTur em todo o Brasil. Foto: Divulgação/MTur Cursos de qualificação são realizados pelo MTur em todo o Brasil. Foto: Divulgação/MTur

O Ministério do Turismo conclui nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro, o monitoramento e avaliação de turmas de cursos profissionalizantes em Turismo no MedioTec, destinado a alunos do ensino médio. Nesta primeira etapa, os técnicos do MTur estiveram em seis estados, visitando 44 turmas incluídas nos 40 cursos oferecidos pelo programa de ensino governamental.

A ação do Ministério do Turismo, primeiro a realizar o trabalho conforme determina o Ministério da Educação, foi realizada em municípios de Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os cursos monitorados estão os de técnico em Marketing, em Confeitaria, em Hospedagem, em Agenciamento de Viagem e em Guia de Turismo.

Os cursos do MedioTec, recorte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), são destinados a alunos das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculados no ensino médio regular. Para oferta do Ministério do Turismo foram disponibilizados 40 cursos presenciais, com oferta de 6,84 mil vagas em 2018, e 13 na modalidade a distância. O prazo para a conclusão do curso é de 2 anos a 2 anos e meio. Das matrículas realizadas em 2017, até o momento, 551 alunos concluíram os estudos.

No Rio de Janeiro a ação de monitoramento está sendo realizada em quatro turmas da Unidade de Ensino CETEP Ipanema e da Unidade de Ensino ETE Juscelino Kubistcheck, no bairro Jardim América. Segundo a coordenadora-geral de Qualificação do MTur, Neuza Portugal, o trabalho de monitoramento e avaliação terá continuidade em 2019.

MEDIOTEC

O MedioTec é uma oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo um curso técnico. A iniciativa “tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda”, segundo o MEC. As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação. 

É executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio.

fonte: Ascom MTur


Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.