OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de dezembro de 2018

Turismo

05/12/2018 às 12:45

Turismo lança projeto com artista Lucas Lamenha

Coleção apresenta ilustrações temáticas relacionadas a elementos da cidade de Maceió. Foto: Divulgação Coleção apresenta ilustrações temáticas relacionadas a elementos da cidade de Maceió. Foto: Divulgação

Luiz Rios

Para celebrar o aniversário de Maceió, que nesta quarta-feira (05) completa 203 anos, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) leva ao bairro histórico de Jaraguá o lançamento da Coleção Lucas Lamenha + Experimente Maceió. O projeto une arte, cultura e turismo, apresentando cinco ilustrações do artista alagoano criadas exclusivamente para a divulgação da capital.

O evento tem início com um café da manhã, a partir das 8h30, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). Em seguida, acontecerá um desfile na Praça Dois Leões, em frente ao Misa, onde serão apresentadas as ilustrações produzidas para a coleção. Irão desfilar artistas, personalidades da cidade e convidados.

A revelação das estampas promocionais será por meio de um painel e as estampas serão apresentadas ao público também em camisetas. O trabalho foi desenvolvido a partir do Projeto Experimente Maceió, que explora temas como sabores, aventura, natureza e cultura.

Para a secretária-adjunta de Turismo, Graziella Fritscher, a ação é uma oportunidade de unir o trabalho de um relevante artista alagoano ao marketing da Secretaria e inovar o modo de apresentar Maceió. As estampas estarão presentes no material promocional da Semtur a partir de 2019.

“Ter artes exclusivas de um artista reconhecido internacionalmente divulga nosso destino ao mesmo tempo que valoriza toda uma iconografia local, trazendo referências do artista embasadas em sua vivência da cidade. O alcance das redes sociais, onde o artista tem se destacado, leva os atrativos de Maceió além de nossas fronteiras. Essa entrega da Semtur celebra o aniversário da cidade e traz para nossas peças promocionais o traço único do artista”, comentou.

O projeto foi pré-lançado em agosto, no maior evento experimental do mundo, o Burning Man, nos Estados Unidos. Na oportunidade, o artista apresentou a primeira estampa da série em postagens nas redes sociais, que foram veiculadas também no Instagram e Facebook do Experimente Maceió, geridos pela Semtur. Os perfis foram utilizados como plataforma de pré-lançamento da coleção.

A primeira ilustração da série foi lançada em agosto durante evento de arte nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

De acordo com Lucas Lamenha, produzir as ilustrações da coleção em parceria com o Experimente Maceió traz um significado especial, por ser um trabalho relacionado diretamente aos elementos da cidade e que marca o aniversário da capital alagoana.

“Para mim é um grande privilégio homenagear nossa cidade no dia do aniversário através da minha arte. Essa coleção traz um pouco da minha relação com Maceió e chega para mostrar toda a riqueza que esse lugar incrível tem a oferecer aos que são daqui e aos quem vêm de fora”, comemorou o artista.

A Secretaria de Turismo de Maceió utilizará as cinco ilustrações para confeccionar brindes e ações promocionais a partir de 2019, desenvolvendo materiais exclusivos e diferenciados, valorizando elementos da cultura, história e tradição de Maceió, além de prestigiar um artista local de destaque internacional.

Lucas Lamenha leva Maceió ao mundo

Com uma representatividade cada vez maior no mundo da arte, Lucas já participou de sete exposições ao longo de dois anos em cidades como Londres, Nova York, Milão e Miami, além de São Paulo e Maceió. O artista expressa em sua obra uma identidade própria e grandes referências de Maceió.

As obras de Lucas carregam memórias pessoais e afetivas retratadas de forma abstrata, lúdica e envolvente, com cores fortes e muita influência da arte urbana. O trabalho do artista é uma sobreposição de pinturas, desenhos, cores, letras de música, números e referências da cultura pop.

Este ano, Lucas foi o único alagoano convidado para representar o Brasil no maior festival de experimentos socioculturais e artísticos do mundo, o Burning Man, realizado nos Estados Unidos, no Deserto de Nevada. Com mais de 38 mil seguidores no Instagram, entre celebridades e formadores opinião, Lucas Lamenha, também é considerado um influenciador digital.



Ascom Semtur

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.