OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

16/02/2019 às 01:05

Trade turístico apresenta demandas do setor à bancada federal

A associação Brasileira da indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), conjuntamente com o trade turístico do estado, se reuniu nesta sexta-feira (15) com a bancada federal alagoana para apresentar as principais demandas do setor e pedir apoio aos parlamentares no que tange ao turismo alagoano. Estiveram presentes ao encontro o senador Rodrigo Cunha, os deputados Marx Beltrão, Tereza Nelma, Isnaldo Bulhões e Sérgio Toledo. Além do secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, do representante do Governo do Estado, Paulo Kugelmas e representantes de todo trade turístico.

Segundo o presidente da ABIH-AL, Milton Vasconcelos, a união de forças é necessária para que o turismo seja tido como um dos principais setores para o desenvolvimento econômico não só de Alagoas, mas também de todo o País. Ele chamou a atenção da bancada para quatro pontos primordiais que precisam da atenção dos parlamentares, tendo em vista que são pautas que passam pelo Congresso Nacional, como a regulamentação do aluguel por temporada, os investimentos em promoção do destino, a melhoria da malha aérea e o saneamento básico. “Pela primeira vez estamos reunindo a bancada federal para estreitar estes laços, tão relevantes para o crescimento do turismo em nosso estado. Pautas estas que passam pelo congresso e que muitas vezes o parlamentar não tem conhecimento do ponto de vista do trade. Por isso, este momento é tão importante”, destacou o presidente da ABIH-AL.

O deputado Marx Beltrão, que é o líder da bancada no Congresso,  parabenizou o trade turístico pela iniciativa e ressaltou a importância de abrir o diálogo com a bancada federal. “É importante esta aproximação porque faz com que toda bancada tenha conhecimento das pautas importantes para o segmento. Dessa forma, podemos trabalhar defendendo os temas de interesse nacional, e muitas obras, que estão sendo feitas ou que serão feitas em Alagoas, depende da posição dos parlamentares”, afirmou.

O senador Rodrigo Cunha também destacou em seu discurso o comprometimento da bancada com o setor turístico. “O momento de discussão é esse, junto com os parlamentares, com as pessoas que estão comprometidas com o mesmo objetivo e que estão preparadas para isso. É importante buscar o bom senso para cada situação, ouvir a demanda do setor e entender a importância de cada ponto colocado, sabendo do potencial que o turismo tem em nosso estado e que se trata de uma mola propulsora de geração de emprego, de renda e de oportunidades, então participar e ouvir o trade neste momento é de extrema importância”.

A deputada Tereza Nelma levantou a questão do turismo acessível, pontuando um nicho de mercado que vem crescendo cada vez mais e que precisa de um olhar diferenciado. “O turismo é muito forte em nosso estado, além de ser um setor onde eu consigo multiplicar muito mais suas beneficies, gerando mais empregos. É preciso olhar com carinho e discutir melhorias no turismo acessível, e quando falamos de turismo acessível não são apenas as pessoas com deficiência, mas também os idosos. É preciso abrir os olhos para os idosos, que é uma população que cresce em nosso País. Com isso, é preciso investir, e nós, parlamentares, temos consciência do nosso papel neste trabalho de incentivar o turismo”, apontou.

Para Jair Galvão, secretário de turismo de Maceió, o diálogo com os representantes alagoanos no governo federal é muito importante para estreitar as relações construir um ambiente favorável onde o setor possa decolar. “O momento é de somar esforços para que o turismo possa se desenvolver ainda mais e pautar a economia municipal, estadual e federal. O setor precisa de investimentos estratégicos para suprir gargalos, manter a saúde dos destinos turísticos alagoanos e aumentar a competitividade”, ressaltou Galvão. A avaliação da ABIH/ AL é que o evento foi bastante positivo. "Nós do trade nos colocamos a disposição da bancada federal para trabalhar em conjunto e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir sobre as demandas que solicitadas", finalizou Milton Vasconcelos. 


fonte: Ascom Abih/AL


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.