OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

13/05/2019 às 15:03

Prefeitura de Maceió aprimora eventos turísticos em missão técnica

Representantes da Prefeitura de Maceió, trade turístico alagoano e instituições ligadas ao setor durante missão técnica em Gramado (Foto: Ascom Semtur) Representantes da Prefeitura de Maceió, trade turístico alagoano e instituições ligadas ao setor durante missão técnica em Gramado (Foto: Ascom Semtur)

Bárbara Pacheco
Ascom Semtur

Representantes da Prefeitura de Maceió, do trade turístico alagoano e de instituições ligadas ao setor estiveram em Gramado, na Serra Gaúcha, para uma missão técnica no destino, eleito o segundo melhor do Brasil pela Trip Advisor no ano passado. De caráter estratégico, a ação teve como propósito conhecer produtos e serviços turísticos ofertados na região, que se tornou referência nacional no turismo de lazer e de eventos, bem como a participar do Fórum de Estudos Turísticos, realizado entre os últimos dias 8 e 11. 

Coordenada pelo Sebrae/AL, a missão de benchmarking – processo de comparação e adaptação de produtos, serviços e práticas de referência – contou com a participação dos titulares das secretarias municipais de Turismo (Semtur), Jair Galvão, de Economia (Semec), Fellipe Mamede, e do interino da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Tácio Melo. A programação do grupo contou com agendas em Gramado e Canela, como visitas técnicas a empreendimentos hoteleiros e equipamentos gastronômicos, reuniões com gestores públicos e empresários, além de capacitações sobre temas relevantes do turismo com palestrantes nacionais e internacionais, durante o Fórum de Estudos Turísticos.

Entre os produtos do calendário fixo da região, o principal foco de observação e pesquisa da missão foi o Natal Luz de Gramado, evento que dura 70 dias e é responsável por gerar o maior fluxo de visitantes para a cidade. De acordo com o secretário de Turismo, Jair Galvão, as experiências de produção e gestão do evento devem servir de referência para o Natal dos Folguedos, um dos novos produtos criados pela Prefeitura de Maceió.

“Tivemos a oportunidade de sentar com os produtores do Natal Luz, empresários e gestores públicos, para entender como ocorre a gestão e o envolvimento de todos que contribuem para o sucesso do evento. Essa troca de experiências é fundamental para melhorar o desempenho dos nossos produtos e serviços turísticos. O Natal dos Folguedos tem grande potencial de se transformar em um produto mais robusto e dinâmico, como é hoje o Natal Luz, e motivar as vendas do destino”, revelou.

Outros festivais artísticos e eventos culturais como o Festival de Cinema de Gramado, Festa do Colono, Festival de Publicidade de Gramado, Chocofest e feiras de negócios setoriais são responsáveis pela manutenção de um fluxo turístico permanente na cidade.

O secretário de Economia, Fellipe Mamede, destacou a importância da missão de benchmarking para o desenvolvimento econômico da capital alagoana. “Oportunidades como estas são essenciais para que possamos aprender novas práticas e as adaptar à realidade dos nossos potenciais turísticos. O turismo já é um dos principais geradores de emprego e renda na cidade e a Prefeitura de Maceió investe em novas possibilidades e produtos que garantem o aquecimento da economia local, como é o caso do Natal dos Folguedos”, destacou.

Além dos gestores municipais, participaram da missão representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Maceió Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SHRBS), Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul (Assert Sul) e da Revista Turismo & Negócios.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.