OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

14/11/2019 às 08:40

Prefeitura e Sebrae promovem debate sobre turismo criativo em Maceió

Evento reuniu gestores da Semtel, GGOV, Abrasel, startups e outras instituições. Fotos: Átila Vieira / Secom Maceió Evento reuniu gestores da Semtel, GGOV, Abrasel, startups e outras instituições. Fotos: Átila Vieira / Secom Maceió

Thiago Aquino

Com objetivo de fomentar políticas públicas na área de turismo criativo na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió e o Sebrae Alagoas promoveram, nesta quarta-feira (13), o workshop Cidade Inteligente, Turismo Criativo. O encontro reuniu gestores das secretarias municipais de Governança (GGOV), Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e iniciativas privadas. O palestrante foi o sociólogo Luiz Barretto, ex-ministro do Turismo e ex-diretor-presidente do Sebrae Nacional.

O workshop impulsionou a discussão sobre o fortalecimento do turismo de Maceió através de estratégias inovadoras, como pontuou a secretária municipal de Governança, Íria Almeida: “Reunimos os integrantes da cadeia do turismo criativo em Maceió, como Abrasel, economia criativa e o setor público, para iniciar um trabalho de turismo criativo que seja voltado ao empreendedorismo de alto impacto positivo na cidade e para o cidadão. Isso resulta em uma cidade mais empreendedora, humana, inteligente, sustentável e criativa. Então a gente quer trazer esses empreendedores criativos para a Prefeitura e potencializarmos esse turismo”.

O tema Turismo Criativo foi apresentado em palestra pelo sociólogo Luiz Barretto, que é especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, com atuação nos setores público e privado. Ele ressaltou que o mundo digital mudou o comportamento dos turistas e que é preciso entendê-lo para atraí-lo e manter um destino forte.

Luiz Barreto, ex-ministro do Turismo, foi o palestrante do evento

“Maceió pode sair na frente ao entender as motivações e desejos dos novos turistas, que continuam frequentando a capital. Ela já tem produtos turísticos muito competitivos, como sol, praia, cultura e música, mas é necessário manter esse vínculo a médio e longo prazo. As mudanças estão acontecendo de maneira muito rápida e quem tem números, dados  e entende o que está acontecendo tem muito mais chance de tomar as decisões corretas e usufruir disso”, sugeriu Barretto.

A secretária-adjunta de Turismo de Maceió, Graziella Fritscher,  destacou a importância da abordagem para desenvolver o potencial do município. “É fundamental esse debate e que a construção seja feita em conjunto, porque é uma cidade naturalmente turística pelas belezas naturais e riquezas culturais. Aqui tem pessoas ligadas à economia criativa e que têm empreendimentos, então esse é o vetor principal do turismo: fazer uma cidade se desenvolver economicamente através dele. Então é muito importante que a gente tenha esse debate”, explicou a gestora.

Graziella Fritscher, secretária-adjunta de Turismo: Maceió já tem ações inovadoras

A secretária-adjunta enalteceu os exemplos de turismo criativo no Brasil apresentados pelo palestrante Luiz Barretto e também lembrou que Maceió já tem ações com foco no turismo criativo. “Ele falou muito de algumas tendências, como realidade virtual, que já é uma das ações que a Prefeitura de Maceió já implementa. É fundamental saber que Maceió está entre os destinos mais procurados pelo Brasil, como o dado mostrado hoje de que o destino mais procurado em São Paulo é Maceió. Isso é fruto do trabalho da Prefeitura em ações de promoção, divulgação e inovação que fazem com que o turista olhe para Maceió com o olhar mais atento e realmente queira estar aqui com a gente”, disse Graziella.

Os detalhes de ações desenvolvidas em Maceió foram apresentados no painel Contextualização do Plano Estratégico de Ações do Projeto Maceió Cidade Inteligente. O bate-papo teve a participação de Graziella Fritscher (Semtel), Fernanda Cortez, secretária-adjunta de Cidade Inteligente do GGOV, e Vanessa Fagá, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae.

Vanessa Fagá, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, participou de discussão

Vanessa Fagá explicou que as ações conjuntas fortalecem uma cidade ainda mais empreendedora. “Hoje apresentamos a cartilha com o diagnóstico e metas que fizemos da cidade. Uma das metas é sobre a identidade de Maceió e do turismo criativo como um diferencial para nossa capital. Então é importante reunir pessoas do turismo, startups e instituições de ensino superior para juntar ideias e criar ações para atingir nossas metas, que são de curto prazo”, comentou a gerente do Sebrae. “Não se faz nada sozinho, então, já que a intenção da Prefeitura sempre foi de se aproximar do cidadão e dos setores produtivos, esse encontro ocorre realmente com esse viés”, acrescentou.



Fonte: Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.