OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

25/05/2020 às 16:13

Pós-Covid: Prefeitura e MC&VB discutem protocolo de segurança no turismo de eventos

Os encontros virtuais com o trade turístico local estão sendo articulos gestor da semtel, Jair Galvão Os encontros virtuais com o trade turístico local estão sendo articulos gestor da semtel, Jair Galvão

Cláudia Leite (estagiária)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realizou uma videoconferência com representantes do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) para alinhar medidas sanitárias e de segurança no segmento de turismo de eventos no período pós-pandemia. As ações deverão ser incorporadas ao Protocolo Experimente Maceió – conjunto de adequações de serviços e atrativos que deve conduzir a retomada gradativa das atividades turísticas na capital. O encontro virtual foi conduzido pelo gestor da Semtel, Jair Galvão, e contou com a participação da diretora-executiva do MC&VB, Danielle Novis.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias de atuação e as demandas do setor durante a pandemia. Entre as principais medidas que serão construídas junto com a entidade estão a incorporação do Manual de Sustentabilidade do destino, o reforço nos protocolos de higiene e adaptações nas realizações de eventos na capital. Além disso, também foi discutida a criação de um comitê com o trade turístico local para ações conjuntas durante a retomada do turismo da capital. 

De acordo com Jair Galvão, o segmento  de eventos e negócios envolve uma grande cadeia produtiva e possui demandas específicas que precisam ser levadas em consideração para a construção do protocolo. “O turismo de eventos e negócios é o segundo principal segmento emissor de turistas para Maceió. Assim como os demais setores, é importante que a retomada das atividades turísticas tenha medidas de prevenção e adaptações dos nossos equipamentos de eventos, assim como das empresas organizadoras, para demonstrar segurança e preparo na retomada da atividade, que será gradativa”, ressaltou  o gestor.

Para Daniele Novis, o planejamento de retomada do setor de negócios e eventos deve ser realizado em conjunto com as entidades que compõem o trade turístico alagoano. A representante da entidade destacou ainda que a capital possui diferenciais competitivos importantes frente a outros destinos e que isso pode ser um aliado a mais na retomada.

“É necessário unir esforços para a retomada gradual do setor, principalmente porque esse deve ser um dos últimos segmentos turísticos a retornar com as atividades. Preparar a cidade e os espaços, adotando tecnologia, planos de marketing e, principalmente, levando segurança para que congressistas e realizadores de eventos sintam confiança no destino. Maceió possui um diferencial muito importante frente a outras cidades, como um Centro de Convenções muito bem estruturado e hotéis próximos dos principais atrativos. Muitos congressistas viajam com a família ou amigos e querem ter um tempo livre para aproveitar a cidade, então ter essa facilidade de mobilidade e oferta de atrativos é muito importante na tomada de decisão das entidades”, destacou Daniele.  

Daniele Novis, superintendente do MC&VB.

Eventos adiados

Ainda, de acordo com Daniele, a maioria dos eventos previstos para este ano não foi cancelada, o que reforça o potencial do destino neste segmento. “Estamos monitorando semanalmente os eventos que estavam programados para este ano. A maioria já está com datas reagendadas para  2021. Três, entretanto, estão programados para o segundo semestre, mas continuamos monitorando para uma readequação caso a retomada ainda não seja possível até o final de 2020”, informou. 

O turismo de negócios e eventos é um dos segmentos mais relevantes para a capital alagoana. Além de ter papel fundamental na manutenção do fluxo turístico ao longo do ano, o setor também contribui diretamente na geração de emprego e renda para a população local. 


Ascom Semtel

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.