OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

29/04/2017 às 15:26

Arapiraca é apresentada a grupo de guias de turismo de Alagoas

Arapiraca é apresentada a grupo de guias de turismo de Alagoas Arapiraca é apresentada a grupo de guias de turismo de Alagoas

As boas vindas ao grupo de 20 guias turísticos alagoanos, que visitou Arapiraca e integra o projeto “Eu Conheço Alagoas”, chegou em forma de poesia de cordel, recitada por Afrísio Acácio, artista considerado um dos maiores acordeonistas do Nordeste brasileiro e responsável por contribuir com a divulgação da cultura regional e local, destacando a do município, integrante da região do celeiro das tradições culturais do Estado.

O projeto, que tem o objetivo de apresentar as cidades alagoanas e seus potenciais turísticos para os profissionais, por meio de visitação e troca de experiência e conhecimento com as administrações municipais, baseada nas riquezas e história de cada cidade, é uma ação do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur-AL).

Arapiraca foi o destino dos guias, desta quinta-feira (27), que é o 13° município visitado pelo grupo, responsável por receber turistas de todo o Brasil e de outros países. Segundo Henrique Dantas, presidente do Singtur-AL, a proposta do projeto, que teve início em 2014, é visitar todas as cidades alagoanas, no prazo de seis anos.

“Em uma pesquisa realizada com 430 profissionais guias de turismo credenciados de Alagoas, 53% do total apresentou não ter conhecimento sobre os municípios do próprio Estado, restringindo seus conhecimentos aos litorais norte e sul. O levantamento chamou a atenção para a necessidade do projeto, que amplia a visão do profissional de turismo”, explicou Henrique Dantas.

IMG_0735

O roteiro começou cedo na segunda maior cidade de Alagoas, localizada na região Agreste, onde se destaca por sua importância econômica, política e cultural. Antes das 8h da manhã, o grupo de guias foi recepcionado no Hotel Ibis, por representantes da Administração Municipal. Entre eles: Ricardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Michael Chinelato, superintendente de Indústria, Comércio e Turismo; Silvestre Rizzato, secretário de Cultura, Lazer e Juventude e Igor Machado, coordenador de Produção, Fomento, Difusão e Política.

No local, os guias de turismo acompanharam a apresentação do artista Afrísio Acácio, que, ao som do acordeon e com recitação de versos, exaltou características de Arapiraca e da tradição do seu povo, com destaque para o jeito receptivo, acolhedor e apaixonado por sua terra.

Ricardo Barreto, em conversa com o grupo, falou sobre o projeto de desenvolvimento da Administração Municipal para a cidade e valorizou a visita dos guias de turismo. “A ideia é alavancar o setor turístico de Arapiraca. Já que não temos praia, vamos valorizar e desenvolver outros segmentos, a exemplo do turismo cultural, religioso, negócios e eventos. O anúncio do prefeito Rogério Teófilo para a construção do Centro de Convenções vem fortalecer o setor”, afirmou o secretário.

Na sequência do roteiro, Rodrigo Abrahão, professor e historiador, guiou o grupo por um passeio pelo centro da cidade, apresentando pontos e explicando os fatores históricos de cada um, a exemplo do Largo Dom Fernando Gomes, onde fica localizada a Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, um dos cartões postais de Arapiraca e o marco zero, na praça Marques da Silva. Outro ponto de destaque foi a praça Luiz Pereira Lima, onde estão localizados o Museu Zezito Guedes, a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal.
IMG_1070

Ainda no Centro, os guias de turismo foram apresentados ao Teatro Cenecista Tereza Auto Teófilo, e puderam conhecer toda a estrutura, desde o espaço comum, camarotes, palco, camarins, sala técnica de som e iluminação. Após essa visita, seguiram para o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, Parque Ceci Cunha, Memorial da Mulher, Ginásio Municipal Papa João Paulo II, Bosque das Arapiracas, Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira, Área Verde Dom Constantino e Monumento da Folhinha.

A parada para o almoço aconteceu no Arapiraca Garden Shopping. Após esse momento, os guias seguiram para o bairro Canafístula, onde puderam acompanhar o tradicional canto das Destaladeiras de Fumo. Logo depois, os visitantes conheceram o Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

Janaina Melo, diretora de Turismo de Delmiro Gouveia, também guia de turismo regional de Alagoas e vice-presidente da Associação Caminhos do São Francisco, comentou que esta foi a sua primeira visita dentro do projeto e que está feliz com o que encontrou em Arapiraca. Ela ainda afirmou levar para a sua cidade uma rica experiência que servirá de modelo, a exemplo da Casa da Cultura e Museus.

“Hoje eu conheci uma Arapiraca que está pronta para o turista, que tem toda uma estrutura e só precisa ser valorizada, a exemplo da excelente classe hoteleira e os variados serviços em diferentes áreas. Nesta visita eu tive a oportunidade de despertar um novo olhar para o município, através dessa contextualização histórica que nos foi apresentada. Ainda destaco o turismo religioso que conhecemos aqui, como um diferencial e algo a ser exaltado. Cada local, cada pessoa que nos recebeu deixou uma experiência nova para nós profissionais e possíveis visitantes”, ressaltou Janaina Melo.

IMG_1355

O encerramento da visita, no final da tarde, aconteceu na “Fazendinha, Museu de Cultura Popular a céu aberto. No local, os guias foram convidados a conhecer o espaço físico e aspectos culturais. E, ainda, puderam degustar um tradicional café regional, preparado com afeto e ao som de Igor Machado, o Coco dos Gomes e Janu, artistas que valorizam as raízes culturais.

O secretário Silvestre Rizzato, que acompanhou os guias durante todo o dia, despediu-se do grupo agradecendo e valorizando a importância da visita, não somente para divulgar a cidade, mas também pelo feedback que ela proporcionou para a Administração Municipal. “Hoje começamos o dia com apresentação cultural, seguida de um café da manhã e iniciamos o passeio pelos principais pontos da cidade. Tudo preparado da maneira que o povo arapiraquense gosta, receber de coração aberto”, completou Silvestre Rizzato.

Michael Chinelato, superintendente de Indústria, Comércio e Turismo, também destacou a importância da visita e o pensar em turismo integrado para o desenvolvimento do setor no interior do Estado. E também comentou sobre o envolvimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a de Cultura, na execução do roteiro da visita do projeto “Eu Conheço Alagoas” . Além, de empresas que também apoiaram, a exemplo do Arapiraca Garden Shopping, Divino Fogão e Hotel Ibis.

Fonte: Ascom Arapiraca


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.