OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de junho de 2022

Colunistas

Gustavo Mata Gustavo Mata
Especialista em gestão por resultado, publicitário e documentarista.
05/04/2022 às 20:04

Feito é melhor que perfeito, mas não precisa ser de qualquer jeito

FEITO É MELHOR QUE PERFEITO. Essa é realmente uma excelente forma de pensar, mas como é comum, frequentemente utilizada da forma errada... e normalmente a ouvimos aplicada como forma de esconder uma “cagada”.

Essa é uma afirmação baseada na frase do general americano George Patton, que durante a 2ª Guerra Mundial disse que “um bom plano executado rigorosamente agora é melhor que um plano perfeito executado na próxima semana”

Se prestarmos atenção na frase do general, veremos que o início define o real sentido: “um bom plano executado rigorosamente (...). Eis a chave para o sucesso. Ter um plano, que seja bom e que seja executado rigorosamente. Três regras frequentemente esquecidas pelos adeptos da analogia do: feito é melhor que perfeito.

Vamos ao caso

Sabemos que não se constrói um negócio baseado na inércia, pois pra ter produção é necessário ter ação. É comum, ao se ter uma ideia sobre um novo negócio ou a implementação de uma nova fase para um negócio em atividade, buscarmos soluções rápidas, na ânsia de ver pronto e funcionando. É aí que as coisas podem dar muito errado.

É certo que não podemos esperar as condições perfeitas, pois elas podem nunca existir, mas não podemos implementar novas ideias sem pensar nos desdobramentos e nas implicações das mesmas. Primeiro é preciso ter um plano, depois precisamos analisar, mediante mercado e as condições da empresa se ele é bom e se pode ser realizado e por último (e mais importante) seguir rigorosamente o plano criado. Esse é o verdadeiro sentido da frase - FEITO É MELHOR QUE PERFEITO -que já virou desculpa na boca de muitos que fracassaram, justamente por tentar fazer de qualquer jeito.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2022 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.