Pense bem. Talvez nada tenha evoluído com maior intensidade nas últimas duas décadas do que a comunicação. Hoje é possível expor instantaneamente o que pensamos e o que fazemos para o planeta inteiro no tempo de um clique, o que de fato, é algo jamais presenciado em qualquer era da humanidade.
Os mais “experientes” irão lembrar... Quando você abria um negócio ou queria divulgar a sua empresa, as armas de marketing disponíveis eram limitadas e caras, assim como era pequeno o mercado de atuação. Chegar ao ponto de ser conhecido fora dos limites do seu território e vender para outra cidade ou outro estado era um episódio tão fora da curva, que pouquíssimos conseguiam.
Hoje, uma pessoa sozinha é capaz de produzir, anunciar e vender seus produtos para qualquer lugar do mundo, mas tem uma pegadinha nessa facilidade toda (sempre tem) – a concorrência – que deixou de ser dentro do seu bairro ou cidade e passou a ser mundial.
No começo da internet e no início das redes sociais não era tão difícil chamar atenção. Poucos se arriscavam e muito menos conheciam esse novo modelo de comunicação. Alguém mais ousado e disposto a “aparecer” na tela do seu computador não era um fato tão comum. Com a chegada dos smartphones, tudo mudou, outra vez... Mais importante do que uma ferramenta para ver os conteúdos, esses pequenos aparelhos, com suas pequenas e ótimas câmeras, possibilitaram a criação do conteúdo. Aí o negócio ficou doido... Pois junto com os smartphones surgiram os “memes” e os influenciadores digitais. Ninguém mais tinha medo de se expor.
Dado o looongo preâmbulo para contextualizar o problema, vamos a solução.
A primeira coisa tenho em mente, é: os princípios não mudaram. Saber quem são seus clientes, suas prioridades, onde estão e, principalmente, como fazer com que eles o enxerguem e lhes dê a preferência, ainda continuam sendo as premissas, mas os métodos para conseguir essas respostas e construir o caminho até estes clientes, estes sim, mudaram bastante. Essa é a principal armadilha para os mais experientes de mercado, aqueles com mais de duas décadas... Que ainda relutam em utilizar os novos profissionais e métodos da mídia digital para construir essa estratégia.
Em resumo
Para conseguir chamar atenção nesse turbilhão, aparentemente sem direção, que se tornou a internet, busque apoio em quem sabe ler e interpretar essas informações de forma profissional, além do que seja capaz de lhe instruir a criar conteúdos que, de fato, construam valor para o seu público alvo. A. luta pela atenção, cada vez mais dispersa da audiência, nos faz ser cada vez mais especialistas na produção de conteúdos e estratégias competentes de divulgação.
Uma última e importante informação: Esqueça essa ideia que internet é de graça. Para realmente ter sucesso e alcançar patamares satisfatórios na área de marketing digital, é preciso investir em campanhas de divulgação pagas e bem direcionadas.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2022 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.