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Maceió/Al, 27 de junho de 2022

Colunistas

Gustavo Mata Gustavo Mata
Especialista em gestão por resultado, publicitário e documentarista.
26/04/2022 às 20:00

Mercados Fragmentados

Normalmente os mercados fragmentados são gigantescos e possuem um potencial enorme de faturamento, mas são altamente complexos e competitivos, o que não significa que não exista espaço para pequenas empresas. Quando bem analisados, estes mercados podem se traduzir em excelentes oportunidades, quando o encaramos da forma correta.

Em primeiro lugar vamos tentar definir o que são mercados fragmentados.

São espaços competitivos onde os players travam batalhas gigantescas por cada pedacinho de terreno ou Market share. São ambientes com as mais variadas categorias de empresa, lutando por um lugar ao sol. Em um mercado fragmentado é mais difícil obter o poder na fixação do preço do produto, uma vez que quase todas as empresas operam e funcionam de forma semelhante. Nestes ambientes podemos ver competição entre gigantes e nanicos, e todos com direito a sua fatia de mercado.

Vamos tomar por exemplo o mercado de provedores de internet. Vemos gigantes multinacionais brigando pela sua assinatura do plano de banda larga, mas também temos os famosos provedores de bairro, que competem em pé de igualdade com os gigantes do mercado, tanto em qualidade quanto em preço, mas não conseguem ter a mesma abrangência em área de cobertura das multinacionais.

O segredo para se dar bem neste tipo de mercado é a relação que a empresa desenvolve com seus clientes. É preciso entender o perfil de quem nos compra e, principalmente, as suas necessidades. Os gigantes desse mercado podem ter as melhores condições e estrutura, mas não possuem a agilidade para atender e se adequar as sutis mudanças comportamentais que áreas isoladas necessitam.

Em resumo

As soluções dos grandes players, geralmente multinacionais, vêm em pacotes padronizados para grandes áreas. Já a solução proposta pelos players menores chegam moldadas as necessidades de um pequeno grupo, o que cria nichos ou bolsões de oportunidades.

Se você pretende entrar ou já está negociando em mercados fragmentados, busque a individualização dos seus serviços, ofertando vantagens que só você pode entregar de forma rápida, mas não necessariamente pelo menor preço.

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