OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
15/07/2021 às 11:22

Eleitor volta a pensar diferente pelo seu próprio futuro

O que você diria se alguém, por ventura, perguntar: “defina um político”.  

Pelo que ouvimos, no geral, o top 5 das definições mais frequentes são:

1 – Ladrão 
2 – Corrupto
3 – Mentiroso
4 – Enganador
5 – Sabido

Durante anos o eleitorado brasileiro não se importou com o perfil dos candidatos. O descompromisso com o poder das urnas vem muito antes do voto carbono. Para os mais jovens, voto carbono era uma prática utilizada para o voto nas cédulas eleitorais. É que antes da urna eletrônica o voto era contado de maneira manual e o voto carbono era uma cópia que a estrutura do candidato mandava com o eleitor, que votava no que estava combinado e o carbono levado de maneira criminosa para a urna garantia a confirmação dos votos.

O tempo passou, a urna eletrônica entrou, mas o desinteresse pelo perfil do candidato pouco mudou. Só em 2018, após o país ser colocado de cabeça para baixo é que o eleitorado, de maneira raivosa, sem critério e com desejo de vingança decidiu votar nos diferentes, a exemplo de Bolsonaro, ou no menos ruim. Em Alagoas os olhares foram para Rodrigo Cunha, que superou Renan Calheiros nas urnas e tirou Maurício Quintella e Benedito de Lira da cena política.

Três anos e sete meses depois, há quem se arrependa dos votos em Bolsonaro e Cunha, por exemplo, por motivos diferentes.

As eleições de 2018 confirmaram o desejo de mudança da maioria do povo brasileiro. 2022 se aproxima e os estudos qualitativos e os diagnósticos pré-eleitorais indicam que o eleitor volta a pensar diferente pelo seu próprio futuro.

Desta vez o foco está no desempenho dos políticos/artistas durante o período da pandemia. No TOP 5 das definições o item sabido perdeu vaga para SEM COMPROMISSO.

Em Alagoas conta-se nos dedos os políticos que serão lembrados como atuantes no período mais crítico da humanidade.  

Roubar, corromper, mentir e enganar ainda lideram no conceito das pessoas. Mas o político covarde pagará o preço pela inércia (vamos pensar assim).

Ah!!! Qual a sua definição para político? 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.