OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
18/08/2021 às 08:40

Já foi o tempo...

Há uma máxima, com evidência, que clama: tudo que sobe, desce; ou... tudo que vai, volta. Em muitas situações só não se sabe quando e como.

No mundo de tantas transformações já se fala na quinta revolução industrial. Talvez você não saiba nada sobre as revoluções e, por consequência, não compreende o que causaram nas diversas civilizações.

Estamos na quarta revolução, na era do algoritmo, impulsionado pela inteligência artificial. Tempo de novas descobertas...

A partir de agora vamos falar de Alagoas (com foco na política). Saiba que:
foi-se o tempo em que a Gazeta ditava o tom na comunicação; que França Moura reinava nas manhãs do rádio e que Ricardo Mota era a fonte principal nas searas política e jurídica;
foi-se o tempo, também, dos “astros da TV” na política;
foi-se o tempo dos caciques políticos ditarem o resultado das eleições;
foi-se o tempo da compra de votos com resultado garantido;
foi-se o tempo de Alagoas com penico na mão para ampliar uma ala no HGE ou construir 5km de asfalto.

Pelo país, foi-se tempo de Lula encantar os mais humildes; de Chico, Caetano e tantos outros mamarem com dinheiro público; de Moro como herói nacional e de Bolsonaro ser o salvador da Pátria.

Na comunicação, foi-se o tempo da Globo ter o monopólio e audiência nas 24h do dia. O Sistema Globo hoje é mais forte como banco e fundo de investimento. Sabia?

Estamos, antes da quinta revolução, no campo das incertezas onde as decisões serão determinantes para os próximos anos. No Brasil, Bolsonaro ou Lula?; em Alagoas, Collor ou Renan Filho, no Senado? Por esses dois exemplos vemos que nem tudo é novo, mas é aí onde há a necessidade da decisão acertada.

Não se constrói um novo tempo, com o que não deu certo antes.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.