OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
08/09/2021 às 09:10

Quem acha não sabe de nada

Dr. Enéas: Este homem tinha razão Dr. Enéas: Este homem tinha razão

Política é o assunto do momento em todo o país. É Bolsonaro malhando o STF e todos contra Bolsonaro.

Em Alagoas a dúvida domina o bastidor. Por conta da estratégia de Renan Filho, que oscila entre a conclusão do mandato ou a disputa ao Senado, a pauta não avança pelos corredores do MDB, que não tem um nome definido para a disputa, independente da decisão do governador.

No grupo liderado por JHC, Rodrigo Cunha avançou no vácuo, impôs uma agenda com a estratégia do “nome limpo” e ganhou algumas casas na corrida.

Arthur Lira, que dorme e acorda com a pauta-bomba no colo, precisará coligar com alguém. Comandante de 40 e tantos prefeitos não lidera grupo, mas tem força para definir o pleito.

Marcelo Victor, protagonista da “Nova” Assembleia Legislativa, avançou de o mais confiável de todos para exímio articulador. Tem a seu favor o rumo da corrida eleitoral em caso da renúncia de Renan Filho.

Bem... sem novidades na calada da noite por aqui, falar dos rumos da política não é tarefa fácil. Daí alguns desavisados arriscam nas possibilidades.

Então, recordo 1994, no Espaço Cultural (antiga reitoria da Ufal). Eu era estudante de jornalismo e acompanhei o amigo Edmilson Teixeira (ET) para uma palestra do médico Enéas Carneiro, então pré-candidato a presidente do Brasil, pelo Prona, que em Alagoas era liderado pelo pastor Ildo Rafael.

Bem... após os oradores da noite, eis que chegou a vez de Ildo falar e em seguida Dr. Enéas fecharia o encontro. Ildo pega o microfone, agradece a presença de todos, olha para Enéas e diz: “Doutor Enéas eu acho que...” o elétrico pré-candidato quebrou o protocolo e o silêncio, tomou o microfone de Ildo e disse, em alto e bom som: “Pastor Ildo, quem acha não sabe de nada. Você tem que ter convicção”.  O auditório, lotado de apoiadores, quase veio abaixo com as gargalhadas.

Esse é um dos motivos da pouca produção nestes dias de incertezas.

EM TEMPO: Dr. Enéas chamou a atenção do Brasil com 15 segundos no guia eleitoral, mas não conseguiu chegar à Presidência. Tentou por três vezes, sendo 12º, em 1989; 3º, em 1994 (perdendo para FHC e Lula) e 4º, em 1998. Em 2002 se tornou o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1,57 milhão de votos, só superado em 2018, quando Eduardo Bolsonaro atingiu 1.8 milhão de votos.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.