O Congresso de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano Adib Jatene se encerra neste sábado (23) com a elaboração de um documento para ser enviado ao Ministério da Saúde contendo propostas para melhorar o atendimento cardiológico no Brasil.
Segundo o presidente de honra do evento, o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, o documento “será a base para sincronizar as ações com o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais, visando melhorar o atendimento às pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, além de intensificar os investimentos em prevenção”.
- Queremos trazer a cardiologia para o Programa da Saúde da Família e dar oportunidade à população de receber tratamento e orientação já na atenção primária – disse ele
O documento deverá também propor a criação de uma entidade nacional que represente os hospitais públicos e filantrópicos, principalmente nas discussões com o governo federal.,
Outra abordagem deverá ser direcionada a novas estratégias que resultem em maior avanço na captação de órgãos para realização de transplantes, situação considerada hoje um dos maiores entraves ao procedimento.
Possivelmente a questão do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá também fazer parte das reivindicações dos cardiologistas participantes do evento. Essa questão é considerada por todos crucial para a melhoria do atendimento à população, principalmente na área cardiológica.
Participam no congresso, que se realiza no Centro de Convenções de Maceió, expoentes da cardiologia brasileira, entre eles os pesquisadores e cirurgiões cardíacos Enio Buffolo (SP), Fábio Jatene.(SP), Fernando Lucchese (RS), José Teles (SE), Ricardo Lima (PE) e Paulo Brofman (PR).
Ascom Dr. Wanderley
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.