Chega ao fim a 12ª edição do programa de educação ambiental Ao Redor da Ibero-América, idealizado anualmente pela Veolia, empresa de soluções ambientais para indústria e municípios. Neste ano, a ação contemplou mais de 30 mil estudantes na América Latina, sendo mais de 6 mil participantes de 100 escolas públicas no Brasil. Entre elas, cinco instituições de ensino em Marechal Deodoro-AL, beneficiando 600 alunos e alunas do 4º ou 5º ano do ensino fundamental e premiando as três melhores do município. Com destaque para a aluna Layla Karolline Santos de Souza, 10 anos, da Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas, vencedora no município.
A ação aconteceu em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e junto às Secretarias de Educação. O Ao Redor da Ibero-América tratou da importância do uso de recursos energéticos renováveis, promovendo conteúdos educativos de conscientização ambiental. Além disso, propôs um concurso entre os participantes, que puderam criar um curta-metragem de até cinco minutos com o tema: Energias renováveis e sua importância para proteger nosso planeta, explicando de forma criativa como otimizar o uso destas fontes para cuidar do meio ambiente.
Layla Karolline levou o título pela produção do vídeo As energias renováveis e sua importância para proteger o nosso planeta, que detalha seus diferentes tipos e as vantagens de cada uma delas. Como premiação, ganhou uma bicicleta aro 24 personalizada, enquanto sua professora foi premiada com uma caixa de som e microfone, a fim de promover melhoria na estrutura escolar. A segunda e terceira colocadas receberam fones de ouvido sem fio e as suas professoras ganharam projetores portáteis.
“Eu agradeço a oportunidade dada a nós estudantes em participar desse projeto e aprender um pouco mais sobre energias renováveis. A experiência foi maravilhosa, eu gostei demais”, conta Layla Karolline.
Ao todo, o programa Ao Redor do Ibero-América premiou o total de 54 estudantes na esfera municipal, considerando as três primeiras colocações. Além disso, as três primeiras crianças de cada uma das 100 escolas participantes, situadas entre Alagoas, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, foram reconhecidas com medalhas.
A grande vencedora nacional foi Agatha Manuela Lessa Souza, 10 anos, da Escola Básica Municipal Guilherme Wiethorn Filho, em Palhoça-SC. A estudante foi premiada com viagem ao Peru, em que foi acompanhada por um responsável e por uma representante da Veolia. Durante a viagem, ela reuniu-se com as crianças vencedoras dos outros sete países da América Latina participantes em um roteiro turístico, além de conhecer uma das unidades da empresa na região.
A proposta da iniciativa é debater assuntos ambientais desde a infância, por meio de conteúdos educativos que conscientizem, estimulando as crianças a compreender a grandiosidade desse movimento. Para isso, durante oito semanas de programa, professores trabalharam informações sobre questões ambientais, por meio de oficinas e conteúdos didáticos, propondo aos alunos pesquisas sobre energias renováveis, levando os estudantes à reflexão dos temas, atividades e criações de seus próprios projetos. Os trabalhos foram avaliados nos âmbitos municipal e nacional.
“A Veolia está sempre buscando e incentivando práticas que engajem a comunidade escolar em questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, a fim de promover a transformação ecológica que o mundo precisa. E, por isso, o Ao Redor da Ibero-América é tão grandioso para o que visamos alcançar”, comenta Lina Del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia Brasil.
Lista de vencedores
1º lugar:
Aluna: Layla Karolline Santos de Souza
Idade: 10 anos
Professora: Carollyne da Silva Ferreira
Instituição: Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas
2º lugar:
Aluna: Pérola Beatriz Araújo Gonçalves
Idade: 9 anos
Professora: Ana Lúcia Gama Santos
Escola Municipal Professora Lucas
3º lugar:
Aluna: Lara Beatriz Freire dos Santos Pereira
Idade: 9 anos
Professora: Simone Assis
Instituição: Escola Municipal Dr. Cláudio Roberto Costa dos Santos
Serviço
- Participaram do Ao Redor da Ibero-América 2024: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá e México.
- No Brasil, foram 5 estados, 18 cidades, 100 escolas, 6.013 estudantes e 175 professores.
- Cidades participantes por região:
Alagoas: Marechal Deodoro.
Goiás: Nerópolis.
São Paulo: Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Iperó e Sorocaba.
Paraná: Antonina.
Santa Catarina: Antônio Carlos; Balneário Piçarras; Barra Velha; Biguaçu; Blumenau; Bombinhas; Governador Celso Ramos; Navegantes; Palhoça; Penha e São Francisco do Sul.
Sobre a Veolia
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.
Link
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.