Natalício Vieira
A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, e o reitor da Universidade Federal de Alagoas, professor Josealdo Tonholo, assinaram nesta quarta-feira (26), no auditório da reitoria, um Termo de Cooperação Técnica para a execução de um plano de trabalho voltado para a capacitação continuada de integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.
O programa tem como objetivo promover os direitos humanos de crianças e adolescentes em Alagoas, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e sua rede de atendimento. A solenidade aconteceu durante a aula do programa Escola de Conselhos, que agora passa a ser gerida pela Ufal. O evento contou com a presença de conselheiros tutelares do estado, além de outros profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
A aula foi ministrada pelo professor Humberto da Silva Miranda, coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco e do Laboratório de História das Infâncias (Lahin) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em sua palestra, o professor falou sobre temas como a importância da formação continuada para esses profissionais, os desafios enfrentados na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a necessidade de uma atuação integrada entre os diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos.
Para a secretária Arabella Mendonça, a Escola de Conselhos se consolidará como um núcleo de formação continuada para Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, fortalecendo a rede de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes em todo o estado.
Em sua fala, ela ainda fez questão de registrar que também é egressa da Ufal. "Vim de Palmeira dos Índios estudar nesta instituição com o desejo de transformar o mundo e continuo acreditando nisso, sobretudo quando este nosso trabalho atende 30% da população, que são de crianças e adolescentes”, destacou a gestora.
O reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, destacou a importância da autonomia e da independência dos conselhos tutelares. “É fundamental servir às comunidades com integridade e conhecimento, sem ceder a interesses políticos escusos. É importante não ceder à tentativa de manipulação de alguns políticos que buscam controlar os conselhos para atender a agendas pessoais", afirmou.
Na mesa de honra, além do reitor e da secretária, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufal (Proexc), professor Cesar Nonato; o professor Anderson Menezes, coordenador da Escola de Conselhos de Alagoas; o promotor de Justiça, Gustavo Arns, representante do Ministério Público Estadual; o presidente do Fórum de Conselhos, Arquimedes Washington; e as representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Isabela Gomes; e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Mariana Sampaio.
Ascom Secdef
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.