A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está reforçando o alerta para que os municípios alagoanos realizem suas conferências municipais até o dia 30 de junho, prazo final definido pelo Ministério das Cidades como etapa obrigatória rumo à 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC).
As conferências municipais são a base do processo de construção coletiva da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). É por meio delas que a população local pode debater os desafios urbanos, propor soluções e encaminhar sugestões que serão consideradas nas etapas estaduais e na conferência nacional, prevista para acontecer em outubro, em Brasília.
Durante o segundo webinário realizado pelo Ministério das Cidades, especialistas discutiram o tema-lema da conferência e apresentaram os principais eixos do debate: articulação entre setores urbanos, gestão estratégica e financiamento e temas transversais como sustentabilidade, transformação digital e participação social.
A AMA reforça a importância da mobilização municipal para garantir que a realidade e as demandas das cidades alagoanas estejam presentes no debate nacional. “É fundamental que os municípios não percam esse prazo. A conferência é uma oportunidade concreta de participação popular e planejamento urbano democrático”, destaca o presidente da AMA, Marcelo Beltrão.
A entidade está à disposição para orientar e apoiar as gestões na organização das etapas municipais. Além disso, acompanha os desdobramentos nacionais, como as reuniões do Conselho das Cidades, que nesta semana se reuniu para discutir os próximos passos e preparar a reunião ordinária que tratará de temas estratégicos para o desenvolvimento urbano do país.
Confira o cronograma:
Etapas municipais: até 30 de junho
Etapas estaduais: até 31 de agosto
Etapa nacional: outubro, em Brasília
Fonte: AMA com informações Ministério das Cidades
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.