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Maceió/Al, 20 de julho de 2025

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17/07/2025 às 10:35

Instituto de Identificação realiza atendimentos domiciliares na Vila do Idoso, em Palmeira dos Índios

Ação resultou 34 atendimentos domiciliares, beneficiando diretamente moradores da instituição Ação resultou 34 atendimentos domiciliares, beneficiando diretamente moradores da instituição

Aarão José

O Instituto de Identificação de Alagoas tem se destacado pelo compromisso social e humanitário ao garantir o acesso à documentação civil básica para todos os cidadãos. Com esse propósito, são realizadas, ao longo do ano, diversas ações itinerantes e domiciliares voltadas ao atendimento de pessoas idosas, acamadas ou com deficiência, que enfrentam grandes dificuldades de locomoção até as unidades fixas da rede de atendimento ao cidadão.

Nesta terça-feira (16), a equipe do CiN a Domicílio do II realizou mais uma importante ação no município de Palmeira dos Índios. O atendimento ocorreu na Associação Palmeirense de Assistência ao Idoso – conhecida como Vila do Idoso – localizada na Avenida Muniz Falcão.

A ação realizou 34 atendimentos domiciliares, beneficiando diretamente moradores da instituição. Desse total, 15 atendimentos foram destinados a homens e 19 a mulheres, todos idosos, com enfermidades ou limitações físicas que os impedem de se deslocar até os postos tradicionais de atendimento.

Segundo o coordenador da equipe, Lenilson Costa, a experiência em levar a cidadania por meio da emissão de RG domiciliar para pessoas com problemas de saúde tem sido profundamente gratificante. Ele disse que cada visita é uma oportunidade de fazer a diferença real na vida de alguém que, por limitações físicas ou condições de saúde, não consegue se deslocar até um posto de atendimento.

“O carinho que recebo dessas pessoas e de suas famílias é imenso. Muitas vezes, sou recebido com olhares de alívio e gratidão, porque elas percebem que estão sendo vistas e respeitadas como cidadãs, com direitos iguais. Há um sentimento de dignidade restaurada ao receberem o documento em casa. Algo simples para muitos, mas extremamente significativo para quem enfrenta essas dificuldades”, disse o coordenador.

Cidadania

O trabalho da equipe do CiN a Domicílio é um exemplo concreto de sensibilidade e responsabilidade social, levando serviços essenciais diretamente a quem mais precisa. Com ações como essa, o Instituto reafirma seu papel transformador na sociedade, ampliando o acesso aos serviços públicos e fortalecendo a cidadania de forma efetiva e humanizada.

“Pessoalmente, me sinto honrado e tocado com cada história que escuto, com cada sorriso que recebo. Essa função vai além de uma obrigação profissional; é um gesto de humanidade e empatia. Ver a alegria nos olhos de alguém que passou anos sem documento ou que achava que nunca mais conseguiria tê-lo, é algo que não tem preço. Me faz lembrar todos os dias do verdadeiro sentido do serviço público: estar a serviço das pessoas”, afirmou Costa.

Para ter acesso ao serviço, o responsável pela pessoa com dificuldade de locomoção deve procurar a sede do Instituto ou um dos postos da rede de atendimento para fazer o agendamento. Durante esse atendimento inicial, eles receberam orientações sobre as documentações necessárias e no dia e horário a equipe vai até o local marcado.

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