OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de julho de 2025

Notícias

17/07/2025 às 11:47

Saúde Bucal de Maceió promove evento sobre hepatites virais

Evento aconteceu no auditório da SMS. Ascom SMS Evento aconteceu no auditório da SMS. Ascom SMS

Nesttor Netto

Em alusão ao Julho Amarelo, mês da conscientização contra as Hepatite Virais, a Coordenação Geral de Saúde Bucal de Maceió promoveu nessa quarta-feira(16) uma palestra sobre o tema, destacando os cuidados no manuseio clínico e da saúde da boca. Com o intuito de capacitar profissionais odontológicos da Atenção Primária.

O evento contou com a palestrante Leila Tojal, coordenadora da Campanha Julho Amarelo de Alagoas. Na ocasião, foi destacado a importância do conhecimento sobre as hepatites virais, os métodos preventivos, manuseio dos profissionais e tratamentos. A palestra proporcionou momentos de troca de experiências exitosas e bate-papo com os odontólogos da Atenção Primária.

Segundo Leila Tojal, é indispensável o conhecimento do tema hepatites virais para profissionais de odontologia, pois a mucosa da boca pode ser um canal de transmissão e a falta de preparo pode acarretar em contaminação no manuseio. Além disso, a palestrante destacou a necessidade do preparo em relação a orientações aos pacientes sobre os métodos preventivos, a exemplo de exames , imunização e cuidados relacionados a transmissão e ao tratamento.

“Os impactos das hepatites virais na boca possuem riscos, pois a mucosa oral pode ser uma fonte de contaminação e principalmente para o odontólogo, por estar exposto à saliva e ao sangue. Porisso, pode haver contaminação, e além do mais, por esses distúrbios de coagulação, com alteração de plaquetas e níveis de protrombinas para quem pode estar com hepatite, sangram mais e o dentista deve estar atento e deve cuidar da questão de orientação, orientar o paciente a realizar testes rápidos, exame completos e falar sobre imunização”, orienta Leila Tojal.

Ducy Lily Farias, coordenadora geral de saúde bucal, informa que a capacitação faz parte da melhoria dos atendimentos para o usuário. “ Profissionais capacitados e preparados para situações diversas promovem um serviço de maior qualidade, além da saúde da boca podemos contribuir na prevenção e cuidado da saúde geral da população", destaca.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.