OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de julho de 2025

Notícias

17/07/2025 às 15:16

Estudantes da Escola Princesa Isabel vivenciam cultura alagoana na Biblioteca Graciliano Ramos

A visita integra o cronograma de ações do PCJE, que tem como objetivo promover o acesso ao conhecimento, à cultura e à cidadania. Kenny Lucas - Ascom/Esmal A visita integra o cronograma de ações do PCJE, que tem como objetivo promover o acesso ao conhecimento, à cultura e à cidadania. Kenny Lucas - Ascom/Esmal

Cerca de 25 alunos do 1º ano da Escola Estadual Princesa Isabel participaram, na manhã desta quinta-feira (17), de uma visita à Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A atividade integra o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Durante o passeio, os estudantes conheceram o acervo da biblioteca, que reúne obras de grandes nomes da literatura alagoana e nacional, além de livros em braile, exemplares raros e edições antigas. A visita foi encerrada com uma dinâmica em grupo, na qual os alunos interpretaram uma pequena peça teatral inspirada nas histórias e autores abordados ao longo do percurso.

Vivência Cultural

Para a professora de Língua Portuguesa Maria Madalena, a experiência vai além do conteúdo visto em sala de aula.

"Quando eu estudava, eu não tinha condições de comprar livros, então vinha estudar aqui. Aprendi muita coisa nesse espaço. É importante que eles também vejam de perto e saibam que existe um espaço público como esse, destinado também a eles", destacou.

As alunas Thall Anne e Hewyllen Beatrys se encantaram com a atividade. Para elas, foi uma oportunidade única de descobrir a riqueza cultural do estado.


Estudantes do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Princesa Isabel fizeram o Bibliotour na Biblioteca Graciliano Ramos nesta quinta-feira (17). Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal

"A gente conheceu autores alagoanos e suas histórias. Foi um aprendizado muito bom sobre nossa cultura, que às vezes é pouco valorizada", comentou Thall Anne.

Já para Hewyllen, que visitou a Biblioteca pela primeira vez, o fácil acesso para jovens como ela e seus colegas é algo a se destacar.

"Foi muito interessante conhecer esse lugar que carrega tanta história do nosso povo, e perceber que posso voltar aqui quando quiser, seja para estudar, pesquisar ou simplesmente aprender mais sobre a cultura de Alagoas", afirmou a estudante.

A visita integra o cronograma de ações do PCJE, que tem como objetivo promover o acesso ao conhecimento, à cultura e à cidadania entre os estudantes da rede pública.

Ascom Esmal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.