OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de julho de 2025

Notícias

18/07/2025 às 11:26

Imprensa Oficial reafirma seu papel na valorização da poesia alagoana

Imprensa Oficial contribui ativamente não apenas para divulgar trabalhos, mas também para revelar talentos da literatura Imprensa Oficial contribui ativamente não apenas para divulgar trabalhos, mas também para revelar talentos da literatura

Thaíssy Fontan (*)

Mais do que guardar documentos e publicar atos oficiais, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem um compromisso com a memória cultural de Alagoas. Por meio de coleções literárias, reedições e lançamentos, a instituição contribui ativamente para preservar e divulgar a poesia alagoana ao manter vivos os versos de autores consagrados, além de revelar novas vozes da literatura regional.

A atuação da Livraria Graciliano tem proporcionado ao cenário local obras renomadas, como “Jorge Cooper”, livro escrito e organizado por Fernando Fiuza, autor também de “Outdó”, “Livramento” e “Sonetos Impuros”, todas publicadas pela Imprensa Oficial.

Orgulhoso do trabalho já desenvolvido, Fernando Fiuza faz questão de rememorar sua trajetória, marcada pela dedicação à poesia desde cedo. “Escrevo poesia desde o fim da infância, começo da adolescência. Nunca parei de escrevê-la. Faz parte de minha vida, como respirar, comer, caminhar”, comenta o autor, revelando o início da escrita em sua vida. Para ele, a poesia “é uma resposta formalizada aos estímulos do mundo, uma maneira de ver as coisas, de encontrar semelhanças onde a maioria só vê diferenças”, avalia Fiuza.




Ao falar sobre os desafios da poesia enquanto gênero, Fiuza é direto. “A poesia, seja mundial, nacional, regional, estadual, municipal, seja lá que recorte você fizer, encontra resistência. É um gênero pouco consumido. O público prefere a narrativa, no caso, o romance e o conto. O poeta tem que lidar com isso. Mas é um gênero que muitos praticam. Quem não já escreveu um poema na vida? A questão é continuar escrevendo e se aperfeiçoando, tentando publicar”, atesta o escritor.

E a poesia publicada por meio das coleções da Imprensa Oficial percorre temas variados, como a vida no sertão, o cotidiano urbano, a cultura popular e a crítica social, sempre com um olhar voltado para a realidade da região e dos autores de quem a escreve.

Alguns autores consagrados, inclusive, seguem ganhando destaque nas publicações da Livraria Graciliano. Nomes como Carlos Moliterno, Cícero Manoel, Romeu de Avelar, entre outros escritores locais, também já tiveram suas obras publicadas ou reeditadas pela Imprensa Oficial. Essas iniciativas garantem não apenas a preservação de acervos literários, mas também o acesso ao público em geral, por meio da prática de valores competitivos.

Nesse sentido, Fiuza não esconde sua gratidão por fazer parte desse trabalho. “Sou muito grato à Imprensa Oficial porque por ela publiquei três livros. Sou grato também por ter publicado novos escritores, por via de editais, e por ter reeditado livros importantes da literatura alagoana. É a nossa mais tradicional casa de edição. Desejo longa vida à Imprensa Oficial Graciliano Ramos”, destaca o escritor.

Ao preservar e divulgar a poesia alagoana, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos cumpre um papel fundamental na formação não só de novos escritores, mas também de leitores, fortalecendo a identidade cultural e a construção de uma memória literária acessível às futuras gerações.

*Estagiária sob supervisão.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.