OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de julho de 2025

Notícias

18/07/2025 às 11:33

Juceal e Sebrae estreitam parceria e discutem evolução do ambiente de negócios em Alagoas

Durante o encontro, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, explicou a fase 2 da Redesim Durante o encontro, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, explicou a fase 2 da Redesim

Hotton Machado

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) definiram, nessa quinta-feira (17), os próximos passos da parceria entre as entidades com o intuito de desburocratizar o ambiente alagoano de negócios. Com proposta de convênio e trabalho conjunto para a total integração de entidades, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado deve ser beneficiada.

Entidades parceiras desde o início da implantação da Redesim em Alagoas, em 2011, as instituições tomam como foco agora a promoção de ações voltadas para compartilhamento de dados empresariais, consultorias direcionadas para uma maior utilização do sistema interno do Portal Facilita Alagoas nos âmbitos municipal e estadual, e fortalecimento das medidas aplicadas pela lei da liberdade econômica em relação à legalização dos negócios.

Com o registro empresarial consolidado, no qual o andamento é feito de forma totalmente digital e por meio do Facilita Alagoas, o licenciamento empresarial contaria com desburocratização e o acesso a licenças e alvarás para os diversos tipos de negócios seriam mais acessíveis.

Durante o encontro, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, explicou a fase 2 da Redesim, que contará com automatização das consultas prévias de localização, que são respondidas pelas prefeituras, e com a integração total ao Portal Facilita Alagoas de seis sistemas dos municípios com maiores densidades empresariais, além dos sistemas de entidades de licenciamento no âmbito estadual.

“Nas visitas que temos feito, eu tenho falado: ‘A gente implementando isso aqui, rodando realmente o sistema, o controle e o orçamento de qualquer entidade melhoraram’. A Junta Comercial está se estruturando, mas vai chegar uma hora que a gente não vai ter onde crescer em relação ao registro empresarial. Então agora é estruturar a rede também”, reforçou. A gerente de ambiente de negócios do Sebrae/AL, Íria Almeida, destacou também que uma maior aproximação entre as entidades vai favorecer diretamente o empresariado alagoano.

“Com esse convênio e com a fase 2 da Redesim, a gente vai conseguir, de fato, implementar a liberdade econômica em Alagoas. Então a parte de licenciamento vai ficar muito mais fluida, com o corpo de agentes do Estado se debruçando no que deve ser o foco, que são os negócios de médio e alto risco, e Alagoas vai despontar no cenário nacional como um estado que beneficia ainda mais o empresário”, frisou.

O encontro aconteceu na sede da Juceal, situada no bairro Pinheiro, em Maceió. Estiveram presentes ainda o assessor jurídico da Junta Comercial Diego Brandão e a analista do Sebrae/AL, Camila Nascimento.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.