OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de julho de 2025

Notícias

18/07/2025 às 13:19

Professor da Ufal é convidado para examinar tubarão raro encontrado em Sergipe

Professor Cláudio Buia (ao centro) analisa as víseras do tubarão Professor Cláudio Buia (ao centro) analisa as víseras do tubarão

Um tubarão megaboca, Megachasma pelagios, encalhou e foi encontrado já morto na praia Barra dos Coqueiros, em Sergipe, no último dia 4 de julho. Por ser uma espécie rara, único membro da família Megachasmidae, pesquisadores vão estudá-lo, e o professor da Universidade Federal de Alagoas, Cláudio Sampaio, conhecido por Cláudio Buia, foi convidado a integrar a equipe de pesquisadores para examinar o animal, que foi transportado para Museu da Fundação Projeto Tamar, o conhecido Oceanário de Aracaju.

Segundo o professor, essa é uma oportunidade única e preciosa para conhecer mais sobre uma espécie rara e contribuir para a ciência. Cláudio Buia é docente da Unidade Educacional de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca da Ufal, nos cursos de graduação, Engenharia de Pesca e licenciatura em Ciências Biológicas, e nos programas de pós-graduação em Diversidade e Conservação nos Trópicos e no de Ciências Ambientais.

“Em todo o mundo são conhecidos 274 indivíduos, sendo o exemplar encontrado na Barra dos Coqueiros, em Sergipe, o quarto registro no Brasil”, declarou Buia. O docente explica que, com apoio do Museu da Fundação Projeto Tamar, o tubarão megaboca foi transportado da Barra dos Coqueiros para Aracaju e está no Oceanário, mantido conservado no gelo. Foi examinado por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Projeto Tamar, do Projeto Meros do Brasil e da Ufal.

Saiba mais em: https://x.gd/dhpLh

Ascom Ufal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.