Quem mora em Penedo e precisa do Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido pelo INSS tem acesso de forma rápida e sem precisar pagar nada pelo direito, avanço proporcionado pelo Programa Viver Melhor.
A iniciativa da Prefeitura de Penedo chega para quem precisa do benefício por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), pasta administrada por Ana Teresa Lopes.
“A gente tem uma equipe extremamente qualificada que trabalha desde o requerimento até a concessão ou não desse benefício. E no decorrer desse processo, a gente leva essas pessoas para fazer a perícia em Maceió, em Aracaju e aqui mesmo, em Penedo”, informou a gestora durante entrevista ao radialista Luiz Carlos Oliveira (Vida Real/Rádio Penedo FM) nesta quinta-feira, 17.
Ana Teresa explicou como funciona o programa que já viabilizou cerca de 170 benefícios, trabalho que será apresentado, em Penedo, para representantes dos demais municípios alagoanos na próxima quarta-feira, 23. A capacitação acontecerá no Theatro Sete de Setembro, a partir das 8h30, com participação direta de servidores do INSS.
E não será a primeira vez que o Viver Melhor será destacado. Em novembro de 2024, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) apresentou o programa criado pelo Prefeito Ronaldo Lopes como referência positiva durante o Seminário Estadual sobre Inclusão dos Beneficiários do BPC no Cadastro Único.
O auxílio institucional para a concessão do BPC LOAS, que muitos beneficiários chamam de ‘aposentadoria’, também injeta mais recursos na economia local. “São 168 famílias que recebem um salário mínimo em decorrência do nosso trabalho e se a gente fizer um cálculo rápido, são mais de 255 mil reais por mês circulando no comércio da cidade todo mês”, destacou Ana Teresa durante a entrevista.
O Programa Viver Melhor auxilia quem tem direito ao benefício – pessoas idosas com mais de 65 anos e Pessoa com Deficiência (PcD) – a conseguir o BPC LOAS, público identificado por demandas que chegam na Secretaria de Assistência Social, inclusive por meios dos CRAS, e nas ações descentralizadas de atendimento ao público, os programas Assistência Com Você e CRAS Itinerante, ambos também criados durante a gestão de Ana Teresa.
“Nós fazemos as visitas técnicas para analisar cada caso que também pode ser solicitada por indicação ou motivada por encaminhamento a partir do atendimento no Cadastro Ùnico. Pode ser que a pessoa receba Bolsa Família, quando tem direito ao BPC”, acrescentou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Secom Penedo com Ascom SEMASDH
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.