Diversas atividades estão fortalecendo o calendário cultural em quatro comunidades localizadas no entorno das áreas desocupadas nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol. As ações foram iniciadas em dezembro de 2023. Dando continuidade a esse processo, um novo ciclo teve início em julho de 2025, com iniciativas voltadas à preservação do patrimônio imaterial e à transferência de saberes. Os Ciclos Culturais integram o calendário do Programa de Apoio aos Grupos Culturais, no âmbito do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS).
Os ciclos culturais foram definidos a partir de encontros com as comunidades de Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Bom Parto e Vila Saem. Serão 45 atividades temáticas que culminarão em mostras festivas nos respectivos bairros, com apresentações de danças, comercialização de produtos e comidas. As ações são gratuitas e acontecem em parceria com os comitês culturais dos bairros. Para participar dos escritórios, os moradores devem procurar os monitores das comunidades do comitê cultural da sua comunidade.
As atividades de formação são organizadas em três ciclos. O São João, com oficinas de comidas típicas, danças tradicionais da matriz do forró, produção e customização de roupas e adereços juninos. O Dia das Crianças, com oficinas de lanches e alimentação saudável, dança afro, produção de brinquedos educativos e de bonecos. E, por último, o Natal, reunindo oficinas de alimentos típicos da época do ano, danças regionais, produção de artesanato e decoração.
Apoio aos grupos
O Programa de Apoio Cultural também incentiva coletivos de cultura popular oriundos dos bairros desocupados, como grupos de coco de roda, quadrilha junina, guerreiro e pastoril. Iniciado em dezembro de 2023, o programa viabiliza a aquisição de bens e serviços, como a contratação de coreógrafos, figurinistas e músicos, aquisição de figurinos, instrumentos musicais e equipamentos de som, além de suporte operacional para realização dos ensaios e deslocamento dos integrantes.
O PAS prevê outras ações na área de patrimônio e cultura. O Inventário de Patrimônio Cultural Imaterial dos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Farol foi realizado por especialistas da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes/UFAL). Em agosto, está programado o lançamento do edital de fomento para apoio às produções culturais.
A criação de um espaço de cultura e identidade e a produção de um acervo de memória cultural são mais duas ações previstas no eixo de cultura.
As iniciativas são previsões no Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS) e estão entre as medidas definidas a partir do Acordo Socioambiental, assinado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.