Marta Palmeira
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas!”, o município de Messias sediou, nesta quinta-feira (17), a Conferência Regional de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana.
A conferência reuniu representantes de oito municípios: Messias (sede), Rio Largo, Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Santa Luzia do Norte, Satuba, Murici e Flexeiras, consolidando mais uma etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), convocada pelo Ministério das Mulheres e que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025.
A 5ª CNPM é um espaço estratégico de articulação democrática, que tem como objetivo central integrar propostas para o fortalecimento e ampliação das políticas públicas para as mulheres, promovendo a igualdade e a participação social com base na interseccionalidade.
Em nível regional, o encontro serviu como uma importante etapa de escuta e construção coletiva com as mulheres dos territórios envolvidos.
Durante a conferência, foram debatidas e elaboradas propostas dentro de três eixos fundamentais: política de cuidado, enfrentamento à violência contra as mulheres e autonomia econômica e financeira.
Os encaminhamentos serão levados à Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, contribuindo com a consolidação das políticas que refletem as realidades locais.
Presente no encontro, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, destacou a importância do momento para os municípios alagoanos.
“As conferências regionais são fundamentais porque descentralizam a escuta e a construção de propostas. Ao fortalecer os municípios, fortalecemos a base do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. É no território que as desigualdades se manifestam e é nele que precisamos intervir com políticas públicas efetivas e estruturantes”, afirmou a secretária.
A anfitriã do evento, Ana Paula Narciso, secretária municipal da Mulher e dos Direitos Humanos de Messias, reforçou o papel da cooperação entre os municípios.
“Essa conferência só foi possível graças ao compromisso e à articulação entre os municípios participantes e o apoio de toda equipe da Semudh. O tema nos convoca a garantir mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas. Buscamos, juntas, o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em nossos territórios.”
As etapas regionais são fundamentais para consolidar um diagnóstico real das condições de vida das mulheres e das políticas a elas direcionadas, favorecendo a organização e o protagonismo local nas ações voltadas aos direitos das mulheres. A conferência também promoveu a troca de experiências entre gestoras públicas, conselheiras e representantes da sociedade civil.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.