Em uma iniciativa conjunta com várias instituições, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), cerca de 400 alunos de escolas públicas do município participaram, nesta sexta-feira (18), de uma ação educativa voltada à preservação ambiental. O trabalho teve como foco crianças e adolescentes, que estão sendo sensibilizados sobre a importância da proteção dos recursos naturais e do papel de cada cidadão na construção de um futuro sustentável.
As atividades foram coordenadas pela Promotoria de Justiça de Murici, cuja titularidade é da promotora Ilda Regina Reis, e do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, coordenado pelo promotor Kleber Valadares. Foram parceiros a Prefeitura de Murici, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto SOS Caatinga, e o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) que, inclusive, fez a doação de 200 mudas de árvores que serão plantadas nos próximos dias.
Ao longo da ação, estudantes participaram de palestras e bate-papos, assistiram vídeos e interagiram por meio de atividades práticas sobre temas como descarte correto de resíduos, conservação da fauna e flora, uso consciente da água e dos recursos naturais, mudanças climáticas e sustentabilidade. A proposta foi despertar, desde cedo, o senso de responsabilidade ambiental entre os jovens, tornando-os agentes multiplicadores em suas comunidades. O Enzo Gabriel da Silva, que estuda na Escola Municipal Juvenal Lopes, garantiu que o aprendizado de hoje será compartilhado: “Eu achei tudo muito legal. Aprendi que não podemos desmatar e nem fazer queimadas, que é proibido jogar lixo nas ruas, no mar e no rio e que os animais não podem ser maltratados porque, se não cuidarmos deles, entrarão em extinção. Com certeza vou chegar em casa e dividir com a minha família esses ensinamentos”, assegurou o estudante.
O papel do MPAL
A promotora de Justiça de Murici, Ilda Regina Reis, destaca que a iniciativa integra a atuação preventiva e educativa do Ministério Público na defesa do meio ambiente. “A proteção ambiental é uma das funções institucionais do MP, e esse trabalho de base, junto aos estudantes, é fundamental. Conscientizar as novas gerações é uma estratégia de longo prazo que fortalece o compromisso coletivo com a natureza e com a qualidade de vida”, afirmou ela.
“A ação reforça o compromisso interinstitucional com a educação ambiental, promovendo cidadania, sustentabilidade e participação ativa da sociedade na defesa dos bens naturais. O Ministério Público reitera que continuará fortalecendo iniciativas como essa, que unem informação, prevenção e transformação social”, acrescentou Ilda Regina Reis.
Já Kleber Valadares ressalta que a parceria com a prefeitura e os demais órgãos tem permitido que as ações tenham um caráter técnico e pedagógico, aproximando os alunos da realidade local, uma vez que os técnicos das instituições abordam, de forma acessível, os desafios ambientais da região e a necessidade de preservação dos ecossistemas naturais de Murici, como matas, rios e áreas de proteção permanente. “É essencial promover o contato direto das crianças e adolescentes com a temática ambiental. É na escola que muitas dessas discussões começam, e são esses jovens que vão decidir o futuro do planeta. Investir neles é garantir que as mudanças aconteçam de forma consciente e contínua”, disse.
Ascom MPAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.