OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

23/02/2021 às 16:28

Secretários recebem demandas de prestadores de serviço da orla durante audiência

Cerca de 300 comerciantes compareceram ao encontro Cerca de 300 comerciantes compareceram ao encontro

Cerca de 300 prestadores de serviço da orla marítima de Maceió compareceram ao Iate Clube Pajuçara na manhã desta terça-feira (23) para um encontro com secretários municipais.

Eles apresentaram suas demandas em relação ao trabalho na orla e foram ouvidos pelo coordenador do Gabinete de Combate à Covid-19 em Maceió, Claydson Moura, e por representantes das secretarias de Turismo, Segurança Comunitária, Trabalho e Abastecimento, Assistência Social e Desenvolvimento Sustentável.

Quase 30 demandas foram apresentadas pelos comerciantes, entre elas, uma das principais é a instalação de banheiros em toda a extensão da praia para atender banhistas e trabalhadores e evitar o uso de espaços inadequados, deixando mau cheiro no calçadão.

De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Santa Ritta, a prefeitura vai inaugurar sete módulos de banheiros, sendo que cinco já estão prontos e dois em construção. Os módulos prontos devem ser entregues nos próximos 30 ou 45 dias.

“Estamos licitando uma empresa, no formato de concessão, para gerenciar, dar manutenção, limpeza e segurança, porque na experiência que tivemos de banheiros abertos sem esse gerenciamento, houve até arrombamentos”, afirmou.

Ele também anunciou que é ideia do Município ajustar com as barracas e quiosques o uso de seus banheiros sob cobrança de uma pequena taxa para o público em geral. “Segundo nosso Centro de Atendimento ao Turista, essa é a principal reclamação de 48% dos turistas”, disse.

Taxa de localização na pandemia

Também foi solicitada a isenção da taxa de localização para os prestadores de serviço durante o período mais crítico de pandemia do coronavírus em Maceió, quando a orla ficou fechada, no ano passado. Atualmente, muitos ainda estão inadimplentes com o município.

O coordenador do Gabinete do Prefeito afirmou que a solicitação será levada à Procuradoria Geral do Município para que o setor não seja cobrado pelo período que esteve parado. “Infelizmente a gestão passada apenas suspendeu a taxa, mas não tem como cobrar algo que eles não usaram. Vamos reparar esse erro”, assegurou Claydson Moura.

Outras demandas apresentadas foram: recolhimento mais frequente do lixo; incentivo aos catadores de recicláveis; capacitação para atendimento ao turista; cadastramento de ambulantes; solução para as línguas sujas; adequação da abordagem dos fiscais, entre outras.

Para Claydson Moura, o momento foi de aproximação da Prefeitura com os comerciantes para que os secretários conheçam os problemas do setor e promovam as melhorias solicitadas.

“Temos mais de dois mil prestadores de serviço, e vamos recadastrá-los em breve, para garantir um maior controle. Vamos apoiá-los, mas também cobrar o distanciamento, o uso de máscara, a higienização. O prefeito quer que o setor produza, mas com todo o cuidado”, declarou.

Aparecida Maria, que trabalha com aluguel de jogos de praia e venda de petiscos na Pajuçara, foi uma das pessoas que pediram a palavra no evento. Ela cobrou melhorias para aumentar o movimento de turistas em Maceió e parabenizou a gestão JHC pelo evento. “Essa gestão hoje nos buscou, o que não acontecia em gestões passadas. Estamos na expectativa de prestar um serviço diferente, para que nossa capital seja melhor apresentada lá fora e possamos melhorar a nossa economia”, afirmou.


Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.