OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

05/03/2021 às 19:03

Liderança Feminina: o papel das mulheres na Gestão Financeira e Tributária

Webinar acontecerá na próxima segunda-feira (08) e é aberto a toda sociedade civil; evento será transmitido no canal do Youtube do George Santoro Webinar acontecerá na próxima segunda-feira (08) e é aberto a toda sociedade civil; evento será transmitido no canal do Youtube do George Santoro

Tatyane Barbosa

O Dia Internacional da Mulher é símbolo de conquistas sociais, políticas e econômicas. Pensando nisto, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, preparou uma programação especial, convidando a secretária Especial do Tesouro do Estado de Alagoas, Renata Santos e a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba que são referências na Gestão Financeira e Tributária, e que inspiram outras mulheres com seu sucesso pessoal e profissional. O webinar acontecerá na próxima segunda-feira (08), das 15h às 16h, no canal do Youtube do George Santoro.

Intitulado “Liderança Feminina: o papel das mulheres na Gestão Financeira e Tributária”, o evento abordará temas relevantes envolvendo a inserção profissional feminina, compartilhando os desafios enfrentados por conquistar cargos de chefia, comumente ocupados por homens.

“Apesar de hoje as mulheres já estarem ocupando espaços de tomada de decisão antes ocupados apenas por homens, esse percentual ainda é pequeno. Assim, o 8/3 deve ser uma data para reflexão da sociedade não só quanto aos avanços do papel da mulher, mas principalmente quanto aos desafios que ainda são postos, principalmente no mundo corporativo. Políticas de equidade de gênero devem ser pauta de todas as organizações que queiram se destacar não só economicamente, mas também socialmente”, enfatiza a secretária Especial do Tesouro do Estado de Alagoas, Renata Santos.

“O Dia das mulheres é importante para que nós consigamos fazer reverberar esse papel feminino, talvez ainda com uma pouca visibilidade das mulheres, especialmente na temática das Finanças Públicas. Quais são os problemas para gente ter mais espaço? O que é que tem causado mais empecilhos? E com que a gente tem podido contribuir no ambiente que ainda é marcadamente masculino? São alguns dos questionamentos”, avalia a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba.

“Muito além de ser uma data comemorativa, a ocasião deve servir também para refletir sobre vitórias alcançadas e trazer a conscientização para reduzir cada vez mais as desigualdades de gênero em todas as sociedades. Todos estão convidados para refletir conosco sobre a luta feminina na era moderna para manter e ampliar seus direitos. Esse reconhecimento vem de diversas vitórias alcançadas e que ainda estão por vir”, ressalta o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro.

DEBATEDORAS

Renata dos Santos – Mestranda em Administração Pública pela FUCAPE Business School, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Certificada em Public Policy, Finance, and Investments Strategies pela Harris School of Public Policy at the University of Chicago, Fortalecimiento de las Instituciones Fiscales y Gestión de Riesgos Fiscales pelo Fundo Monetário Internacional – FMI, Administración Pública y Fiscal: Cómo se Gestiona um Gobierno pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gestión de Gobiernos Subnacionales para Resultados pelo BID, Programación y Políticas Financieras, Parte 1: Cuentas Macroeconómicas y Análisis pelo Fundo Monetário Internacional, Certificação em Compliance pela KPMG, APMG Certified PPP Professional CP3P-F pela APMG International. Atualmente, atua como Secretária Especial do Tesouro Estadual em Alagoas.

Fernanda Pacobahyba – Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Direito Constitucional pela Unifor, Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet) e Especialista em Direito Empresarial pela Uece. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará e em Administração pela Academia da Força Aérea (Curso de Formação de Oficiais Intendentes). É Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Estado do Ceará (Sefaz) e atualmente ocupa o cargo de Secretária da Fazenda. É professora dos cursos de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e do IBET. É autora das obras "Constructivismo Lógico-Semântico: entre o passado e o futuro. Movimentos da hermenêutica jurídico-tributária Brasileira", da Editora Noeses, e "Simples Nacional e extrafiscalidade", da Arraes Editores, além de diversos artigos em revistas e obras coletivas.

--

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.