OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

02/08/2021 às 13:55

PGJ recepciona promotores e Senac para expansão de projeto que resgata jovens vulneráveis

Foto: Claudemir Mota Foto: Claudemir Mota

Amparar, resgatar, promover a ressocialização, afastar da situação de risco, da vulnerabilidade é o propósito do “Projeto Recomeçar”, do Ministério Público de Alagoas (MPAL), tendo como ponto de partida o município de Arapiraca. Nessa quinta-feira (29), o procurador-geral de Justiça recebeu, na Sala dos ColegiadosProcurador de Justiça Joubert Câmara Scala, no prédio-sede, bairro do Poço, em Maceió, promotores de Justiça e representantes do Senac, parceiro desde o início, instante onde foi oficializada a extensão para as cidades de Delmiro Gouveia, Major Isidoro e Santana do Ipanema. Até agora, já foram ofertadas 790 vagas de cursos profissionalizantes a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, mais de 320 concluíram.

O chefe do Ministério Público mostrou-se sensibilizado diante dos resultados do Projeto Recomeçar e se comprometeu em contribuir.

“Sinto-me honrado em comandar a instituição num momento ímpar como esse. Parabenizo os senhores promotores à frente do projeto que, apesar da realidade vivida, continuam firmes no propósito de promover cidadania a esses jovens, contando com a parceria indispensável do Senac que oferta seus cursos, qualificando-os, preparando para um futuro diferente, bem como a parceria dos empresários locais que acolhem e somam na vida de cada um, apostando no potencial, no merecimento de oportunidades”, declara o procurador-geral de Justiça.

Para o subprocurador-geral administrativo institucional, Valter Acioly, que trabalha há 16 anos com crianças e adolescentes em situação de risco, é preciso encontrar alternativas para ampará-los.

“É constrangedor acompanhar a carência dos jovens. Nossos menores, ao completarem dezoito anos, são jogados para fora dos abrigos. O sistema ‘S’ veio, com a parceria, garantir que se profissionalizem e possam ser autônomos. Maurício e Viviane estão conseguindo com esse projeto beneficiar os jovens carentes e estender esse amparo às suas famílias”, transmite o subprocurador-geral.

O promotor de Justiça, Maurício Wanderley um dos idealizadores do projeto, falou com entusiasmo sobre a disposição dos colegas promotores de Justiça, Kleber Valadares e Guilherme Diamantaras, abraçarem a causa.

“Nosso trabalho é algo que nos faz melhor a cada dia e vitória de um jovem e quando nos deparamos com colegas que se dispõem a levar para os municípios onde atuam ações de esperança para meninos e meninas carentes, que precisam ser ajudados, resgatados, aumenta a certeza de que estamos no caminho certo. E lógico, nada seria possível sem a parceria fundamental do Senac que traz o pontapé da mudança com os cursos profissionalizantes”, ressalta Maurício Wanderley.

Outra idealizadora do projeto, a promotora de Justiça, Viviane Farias, destacou a importância de se levar o projeto a outras cidades de Alagoas.

“Este é um momento muito importante porque outros municípios terão jovens com o mesmo propósito de transformação social. Só temos a agradecer essa parceria ímpar com o Senac. Quero ressaltar que entre todos os jovens do projeto, não houve reincidência em atos infracionais e o bom é que além deles, as mães também estão sendo contempladas, o projeto tem ajudado a estruturar a família”, afirma a promotora Viviane.

Felizes com a extensão do projeto para os municípios onde atuam, os promotores de Justiça Guilherme Diamantaras e Kleber Valadares falaram com muita convicção de que fizeram a aposta certa.

“O projeto é bem interessante e levá-lo a Delmiro será importante, visto que é perceptível uma defasagem no trato de infância e juventude e percebo que o Município não está correspondendo. Todos sabemos que a juventude é responsabilidade de todos e o projeto é um intercâmbio importantíssimo. Resolvi levá-lo para o município onde atuo, pois sabemos que no interior faltam instrumentos não somente para cumprimento das medidas socioeducativas, mas para retirar jovens da vida de risco”, declara o promotor Guilherme Diamantaras.

“Com essa parceria com o sistema ‘S” ficou claro que grande parte das medidas se dava meramente de maneira formal e não com verdadeiras oportunidades de os jovens retornarem à sociedade. É um projeto muito positivo, estou muito feliz em poder ofertar esse apoio e assistência aos jovens de Santana do Ipanema e acredito que unindo forças poderemos mudar muitas realidades, resgatar meninos e meninos do estado de vulnerabilidade. É muito bom registrar a vontade do trabalho social dos membros do Ministério Público”, evidencia o promotor Kleber Valadares.

Senac

O Senac está em parceria com o Ministério Público no ‘Projeto recomeçar’ desde o início, em 2019, e tem sido de suma importância para que o Ministério Público atinja o seu maior propósito que é de ofertar oportunidade de resgate e de assegurar um futuro digno para jovens socioeducandos e carentes das cidades onde é executado.

Entre as ofertas estão cursos profissionalizantes para os jovens e mães, montagem de laboratórios entre outros.

Para a diretora regional do Senac-AL, Telma Ribeiro, há um orgulho imenso em poder contribuir com o projeto de nova vida para os jovens.

“Esse projeto é o escopo do Senac que tem responsabilidade social. Maurício e Viviane vêm abrindo oportunidades e resgatando jovens. Nosso propósito é não perder nenhum garoto ou garota, bateu à nossa porta esquecemos o histórico, o passado não importa, damos oportunidade. Orgulhamo-nos disso porque quanto mais ajuda, resgate, menos violência teremos. E estamos, hoje, muito felizes com a extensão do projeto e também pela ampliação da nossa parceria e atuação”, exprime a diretora do Senac.

Outros parceiros

A promotora de Justiça, Viviane Farias, faz questão de informar que o projeto conta com a parceria, também, de empresários que têm somado e feito a diferença. Ao todo, o Ministério Público já tem 17 empresas que se sensibilizaram com a causa e efetivaram 34 jovens.

“Isso é maravilhoso e temos certeza de que em breve esse número aumentará, é emocionante perceber que pessoas se incomodam com esses jovens e que lhes dão oportunidades”, afirma a promotora.

Desde o início, o Ministério Público conta com o apoio das empresas: Grupo Coringa, Grupo Vieira, Coagro, Hotel Ibis, Carajás, Grupo Jota Pinto, Supermercado 15 de novembro, Rede Unicompra, Popular Alimentos, Mineração Vale Verde, Andrade Distribuidora, Unimed Arapiraca, Grupo Asa Branca, Supermercado São Luiz, Grupo S. Pessoa, Rápido Infoshop e Andrade Distribuidora.

Também participaram do evento, o procurador de Justiça, Eduardo Tavares, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Gilton Lima, a diretora de educação profissional Senac-Al, Rosely Alves, e o analista educacional do Senac/Arapiraca, João Paulo Barbosa. Na oportunidade, os promotores de Justiça, Guilherme Diamantaras e Kleber Valadares, assinaram um termo de adesão ao “Recomeçar”.



Ascom MPAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.