OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

26/01/2022 às 14:56

Veja a apresentação do setor médico sobre licenças para servidores com sintomas gripais

Dr. Georges Basile faz apresentação em live do DSQV. Dr. Georges Basile faz apresentação em live do DSQV.

O vídeo da live do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) que orientou sobre licenças médicas, considerando o atual estágio da pandemia de Covid-19, está disponível neste link.

A transmissão, realizada nesta quarta-feira (26), foi organizada pela Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça, e teve a mediação do repórter André Risco, da TV Tribunal.

Os esclarecimentos foram feitos pelo médico Georges Basile, diretor do DSQV; o médico do trabalho Tarciso Moreira; e o engenheiro de segurança Rodrigo Evaristo.

Orientações

O DSQV orienta que, se o servidor tiver contato com pacientes gripados ou diagnosticados com Covid-19, deve comunicar ao chefe imediato e permanecer isolado por 5 dias. Não é preciso fazer um teste de Covid, nesse caso.

O servidor que apresentar sintomas gripais deve deixar de comparecer ao local de trabalho imediatamente, comunicar ao chefe e ficar isolado por 7 dias. 

O servidor pode retornar ao trabalho presencial passados sete dias completos desde o início dos sintomas, caso esteja assintomático nas últimas 24h, no mínimo. Nestas condições, não é necessário fazer um teste de Covid para retornar. Caso os sintomas persistam, o afastamento será prolongado.

Para solicitar a licença médica, um teste positivo para Covid-19 é suficiente. O exame não é a única alternativa, pois um atestado médico também cumpre a função. A licença deve ser solicitada por meio do Sistema Administrativo Integrado (SAI).

O DSQV disponibiliza o número (82) 9-9323-6210, para contato exclusivamente por Whatsapp, para esclarecimentos de dúvidas e consultas remotas.

Há ainda os telefones do setor médico no Fórum da Capital: (82) 4009-3699; e na sede do Tribunal de Justiça: (82) 4009-3255.

Cuidados após o 7º dia

As pessoas que tiverem os sintomas gripais devem ainda tomar algumas medidas, mesmo após o fim dos sintomas e passados 7 dias. Até o 10º dia, é recomendado utilizar máscara bem ajustada ao rosto; evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou portadores de algum fator de risco; evitar locais com aglomerações; e não comer perto de outras pessoas, já que a máscara é retirada nesse momento.



 Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.