OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

28/01/2022 às 14:21

Planetário de Arapiraca é reinaugurado e ganha revitalização histórica

Construído no ano de 2012, na segunda gestão do prefeito Luciano Barbosa, o Planetário Municipal e Casa da Ciência foi reinaugurado no início da noite desta quinta-feira (27), após receber uma série de investimentos históricos de revitalização em sua estrutura física, funcional e paisagística.

Localizado às margens do Lago da Perucaba, o espaço retoma a sua referência no apoio às escolas de tempo integral e, também, como um dos mais belos cartões-postais de Arapiraca.

Os serviços de modernização e revitalização incluíram a recuperação da cúpula planetária, que tem capacidade para até 70 pessoas sentadas.

Todo o sistema elétrico e hidrossanitário foi substituído, como também nova pintura interna, externa, bem como um belo mural feito pela artista arapiraquense Tyane Melo, além da revisão geral de todas as esquadrias, elevador, escadaria de acesso ao mirante, revitalização de todas as plotagens educativas, modernização do auditório e do Espaço Brinca Ciência.

Educação e tecnologia

Com isso, o Planetário Municipal e Casa da Ciência volta a oferecer aos estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, com uma galeria científica, moderna sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.

O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

O diretor do Planetário Municipal e Casa da Ciência, Jonathan Davi, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa, secretária de Educação, Ivana Carla, e a equipe de engenheiros e arquitetas da Secretaria Municipal de Infraestrutura pelo trabalho de revitalização e modernização de todo o prédio.

“A astronomia também uma ciência democrática e o céu está disponível para todos”, afirmou Jonathan Davi, que aproveitou a oportunidade para entregar o Kit Planetário ao prefeito Luciano Barbosa, secretária Ivana, secretário Roany Izidoro e à professora Geneci Farias.

Por sua vez, a secretária Ivana Carla citou os desafios e conquistas dos educadores nas ações para promover uma educação de qualidade aos arapiraquenses, destacando a responsabilidade e o compromisso dos novos diretores e vice-diretores das 60 escolas e 26 centros de educação infantil que foram empossados pelo prefeito Luciano Barbosa nesta quinta-feira.

Democracia e descentralização de recursos

Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou os novos gestores escolares e enalteceu o fortalecimento do processo democrático e a descentralização dos recursos para manutenção das unidades de ensino e da compra da merenda escolar.

“Conheço cada tijolo daqui. Tudo foi feito com muito amor para que as nossas crianças possam aguçar a curiosidade e começar a aprender e descortinar o mundo. É preciso acreditar em nossos sonhos. Fico feliz em voltar ao cargo de prefeito e renovar esse espaço, porque a verdadeira transformação de uma sociedade está na educação mais forte e com qualidade para que tenhamos uma geração com um futuro melhor “, completou Luciano Barbosa.



Ascom Arapiraca 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.