OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

28/01/2022 às 19:06

Profissionais da Saúde Municipal são aprovados em especialização do Sírio-Libanês

Especialização faz parte Proad/SUS e é desenvolvida pelo Sírio-Libanês e Ministério da Saúde. Foto: Divulgação Especialização faz parte Proad/SUS e é desenvolvida pelo Sírio-Libanês e Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

Buscando capacitação e aperfeiçoamento de suas rotinas de trabalho, três profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió foram aprovadas em processo seletivo do curso de especialização em “Educação na Saúde para Preceptores do SUS”, oferecido pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O curso, que tem início em fevereiro de 2022, vai contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado oferecido aos usuários do SUS.

A coordenadora geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) de Maceió, Kelly Viana, destaca a importância da inserção desses profissionais na especialização.

“Essa aprovação permite que nossos profissionais estejam em constante aperfeiçoamento. O curso para a formação de preceptores do SUS, sobretudo, vai contribuir para que nossos servidores recebam alunos, estagiários, residentes das instituições de ensino conveniadas com o município, e contribua melhor com a formação desses futuros profissionais”, diz a coordenadora.

Uma das aprovadas para o curso de especialização foi a assistente social e apoiadora técnica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Kelly Luz. Além dela, as enfermeiras da Unidade de Saúde da Família Durval Cortez, Maria José Valentim dos Santos e Silvana Pereira Gomes, também foram selecionadas,

“Este momento de atualização profissional permite ao preceptor atuar de forma efetiva e segura, contribuindo para a qualidade de atenção à saúde no Município. Outro fator importante foi o apoio da gestão em incentivar a participação no curso, pois isso fortalece o processo ensino-serviço e, consequentemente, o nosso SUS, permitindo aos usuários um cuidado qualificado”, afirma a assistente social, Kelly Luz.

Metodologia

O curso prevê a realização de encontros mensais, nas modalidades presencial ou on-line com os estudantes, tendo a duração de três dias consecutivos, entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023, com carga horária total de 440 horas e a construção de um projeto de intervenção, bem como sua implementação e avaliação, nesse mesmo período.

Sobre a especialização

A especialização em “Educação na Saúde para Preceptores do SUS” busca capacitar preceptores de programas de residência em saúde e profissionais de hospitais públicos para o desenvolvimento de iniciativas da qualidade em saúde, sua implementação e monitoramento, de forma a contribuir para o aprimoramento dos cenários de prática acadêmicas. O projeto busca também qualificar o cuidado, por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde os participantes estão inseridos.

O Sírio-Libanês também oferta os cursos de especialização em “Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS” e especialização em “Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS”. Os cursos integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde.



Ascom SMS 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.