OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

28/06/2022 às 16:20

Equatorial investe em cultura e anuncia criação de orquestra para jovens do município de Maragogi

Incentivar projetos que valorizem a cultura brasileira e que promovam transformação nas comunidades em que atua é um dos compromissos da Equatorial Alagoas. Nesta sexta-feira (24), a Distribuidora anunciou, em parceria com a Associação Viva Música, a criação de uma orquestra destinada aos jovens do município de Maragogi, localizado no litoral norte do Estado.

A parceria, que integra a plataforma E+ Cultura do Grupo Equatorial, será viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), que autoriza produtores a buscarem investimentos privados para o financiamento de projetos culturais. Presidida pelo Maestro Bruno Barreto, a Associação Viva Música é natural da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins, e trabalha com a realização de espetáculos culturais e artísticos, bem como educação musical, com foco na fruição da música instrumental de concerto.

Cultura como instrumento de inclusão e transformação social

Durante visita da instituição à sede da Equatorial, localizada no bairro da Gruta, em Maceió, o presidente da Distribuidora, Humberto Soares, destacou o ineditismo do projeto e afirmou que a concessionária tem buscado contribuir com iniciativas que valorizem a população e suas tradições culturais. “Acreditamos que o nosso papel vai muito além de levar energia com qualidade para os alagoanos. Por isso, estamos muito felizes em anunciar a criação da orquestra, pois sabemos que investir em cultura é promover inclusão e transformação social”, disse.

A executiva de comunicação, marketing e sustentabilidade da Distribuidora, Isa Mendonça, lembrou que a Equatorial Alagoas se tornou a primeira distribuidora do Grupo Equatorial a realizar o patrocínio por meio de renúncia fiscal. “Estamos sempre em busca de projetos que façam a diferença nas comunidades onde atuamos. Assim, a música será utilizada como uma ferramenta pedagógica de grande valor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos jovens maragogienses”, ressaltou.

Ela também lembrou que a criação da orquestra em Maragogi está em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, mais especificamente ao de número 4 (Educação de Qualidade) e número 10 (Redução das Desigualdades).

Para o maestro e coordenador do projeto, Bruno Barreto, os benefícios do ensino musical vão além das possibilidades de profissionalização, e destaca que um dos grandes objetivos do projeto é utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural. “Quanto mais cedo o contato com a música, mais fortes são as conexões e a assimilação dos valores adquiridos, por isso, também queremos utilizar esse projeto como ferramenta para fazer com que essas crianças e adolescentes conheçam a própria cultura, utilizando repertórios nacionais e locais”, afirmou.

Sobre o Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, que também recebe apoio da Rede Brisa Hotéis e do Resort Salinas Maragogi All Inclusive, será coordenado pelo Maestro Bruno Barreto, que iniciou sua carreira musical aos 14 anos de idade, como saxofonista. Ele é bacharel em Música e Mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

O projeto, totalmente gratuito, será voltado para a formação, interação e integração sociocultural de 60 crianças e jovens de escolas públicas, por meio de oficinas de teoria e prática musical. Elas irão aprender instrumentos de sopro e cordas, como violoncelo, violino, saxofone e flautas. As atividades serão distribuídas em ensaios de naipes, ensaios coletivos e apresentações, que acontecerão três vezes por semana na sede do projeto que será montada na sede do bairro São Bento, em Maragogi. A expectativa é que as atividades iniciem já no mês de agosto, com a realização da aula inaugural.



Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.