OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

05/08/2022 às 17:53

Prefeitura de Coruripe inicia campanha contra a Poliomielite

Com público alvo para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, imunização  segue até o dia 09 de setembro. Fotos: Roberto Miranda Com público alvo para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, imunização segue até o dia 09 de setembro. Fotos: Roberto Miranda

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Saúde iniciará na próxima terça-feira (09), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Desta vez, a vacinação será voltada somente para crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Os pais e/ou responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 09 de setembro, levando a caderneta de vacinas e o cartão do SUS. O Dia D da vacinação acontece em 20 de agosto com mobilização nacional.

A diretora de imunização da Secretaria de Saúde de Coruripe, Danielly Cunegundes, reforçou a importância dos pais ficarem atentos para não perderem o prazo da campanha.

“O principal objetivo da campanha é alcançar uma cobertura vacinal de 95%, atendendo o público de 1 ano a menores de 5 anos, as crianças nessa faixa etária receberão duas gotinhas da vacina contra a pólio. Pedimos aos papais, mamães ou responsáveis que fiquem atentos ao chamado dos agentes comunitários de saúde para não perder a dose do seu filho”, ressaltou ela.

Poliomielite

Causada por um vírus que vive no intestino, a Poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas também pode contaminar adultos.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias, como febre e dor de garganta e gastrointestinais como náusea, vômito e prisão de ventre.

Campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de criança e adolescente

Simultâneo a campanha da Poliomielite, a Secretaria de Saúde dará início também na próxima terça-feira (09), a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes de até 14.

A campanha vai até o dia 09 de setembro. É muito importante os pais ou responsáveis procurarem as UBS’s portando a caderneta de vacinação dos filhos, ou aguardarem a visita do agente de saúde para verificação do documento.

A diretora de imunização da Secretaria de Saúde de Coruripe explicou como será a campanha no município. “Este ano a campanha de multivacinação contempla crianças e adolescentes de até 14 anos. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação, assim os pais ou responsáveis podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para saber se seu filho tem alguma vacina em atraso ou aguardar a visita do agente de saúde para conferir o cartão. Essa campanha é muito importante para identificar quem tem vacina atrasada e imunizar essa criança ou adolescente, para que fiquem livres de contrair algumas doenças”, concluiu Danielly Cunegundes.



Texto: Anne Rose/ Secom Coruripe 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.