OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/08/2022 às 17:35

Atração de indústrias gera emprego e muda a vida da população em pequenas cidades de Alagoas

Aos 24 anos, Akson Santos nunca havia trabalhado. Vontade não lhe faltava, mas a busca pelo primeiro emprego não tinha êxito, inclusive quando tentou a vida fora de Alagoas. Na mesma cidade do jovem, Murici, o tradicional Mercadinho do Dudu via o volume de vendas oscilar de acordo com o desemprego da população, que por décadas só encontrou oportunidades de trabalho nas antigas usinas de açúcar. Nos dois casos, a chegada de grandes indústrias na região foi um divisor de águas, ao gerar um ciclo virtuoso de empregos, renda e, consequentemente, aumento no consumo das famílias.

Só nos últimos dois anos, foram implantadas na Zona da Mata alagoana uma fábrica de laticínios da sergipana Natville, em União dos Palmares, o Centro de Distribuição das gigantes de cosméticos Natura e Avon, em Murici, e a nova fábrica da alagoana Copra, que será inaugurada no próximo mês. O CD da Natura, sozinho, já emprega cerca de 660 pessoas e tem previsão de chegar a 1.200 postos diretos de trabalho quando atingir 100% do funcionamento, além de outros 3.600 empregos indiretos.

“Fiz os cursos que a Natura trouxe, fui selecionado e hoje trabalho no estoque deles. A chegada da empresa abriu muita oportunidade, principalmente para os jovens. E isso mudou totalmente o cenário para os muricienses, não só os jovens, mas para todos”, relata Akson Santos. Agora, com o salário, ele contribui com as contas de casa e sonha em fazer uma faculdade. “A vida melhorou muito”, afirma.

Ao visitar a cidade nesta quinta-feira (11), o ex-governador Renan Filho (MDB), pré-candidato ao Senado, explicou que, ao investir recursos públicos nas localidades, o Estado atrai novas empresas privadas: “A instalação de empresas como a Natura em Alagoas é a prova de que os avanços que o Estado de Alagoas promoveu em diversas áreas atraem novos negócios. E isso gera emprego, salários para as pessoas e esses salários são revertidos em maior consumo, o que colabora com o crescimento do comércio, do setor dos serviços, da agricultura familiar”.

Comércio aquecido em todo o estado – Localizado na principal praça de Murici, o Mercadinho do Dudu registrou aumento nas vendas a partir da chegada das novas indústrias. “Notamos um grande aumento nas vendas. A gente dependia muito do pessoal que trabalhava nas usinas, que eram nossos clientes. Mas as usinas pararam, só resta uma ou duas, e o comércio sente demais. Quando chegaram as novas empresas, foi uma ‘mão cheia’ porque abriu vagas e agora as pessoas vêm comprar aqui”, afirma Aline de Araújo, financeiro do supermercado, que se prepara para mudar a loja para um prédio maior.

A diversificação do mercado com a implantação de novas empresas tem feito crescer os postos de trabalho em todas as regiões de Alagoas. “Temos outros tantos exemplos em Alagoas, como o Hotel Vila Galé, no Norte, como a Mineradora Vale Verde, no Agreste, o crescimento do Turismo no Alto Sertão do estado. Isso tudo transformou Alagoas no estado que mais gerou empregos nos últimos doze meses. Temos um saldo positivo de 29.900 empregos, que representou o maior crescimento proporcional de geração de empregos entre todos os estados do Nordeste e o sétimo maior do Brasil”, finalizou Renan Filho.

Fonte: Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.