OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Artigos

16/05/2022 às 17:55

Crônica: O sorriso do corrupto

Ubiratan sempre gostou de ser corrupto. Desde criança tirava vantagem dos coleguinhas criando clubinhos exclusivos e cobrando uma taxa de participação, prometendo vantagens e um certo status para quem se tornava sócio. O que não passava de falácias, já que o astuto “Bira”, como era conhecido, embolsava o dinheirinho da turma e logo depois inventava outro tipo de clube mais exclusivo ainda, dizendo que estava investindo o dinheiro embolsado nas melhorias do clube, que nunca aconteciam. 

Na escola, Bira criou um banco da classe, com a promessa de guardar o dinheiro dos colegas, que eram depositados mensalmente, para a festa de formatura no final do ano. Quando finalmente tudo estava contratado para as festividades, Bira simulou que havia sido assaltado e que todo o dinheiro arrecadado fora roubado. Com isso, além dos alunos terem que arcar novamente com os gastos da formatura, tiveram que pagar a parte do Bira, que se queixava que seus pais não teriam condições de ajudar. 

Quando se tornou adulto, sabia muito bem o que queria ser na vida, onde poderia exercer suas habilidades corruptas e se dar muito bem: seria um político! 

E conseguiu. Com muitas promessas de dentaduras, botinas e tijolos se tornou um vereador. No legislativo, articulou com seus colegas e ganhou a presidência da Câmara. Com a caneta na mão, superfaturava materiais usados na Casa, abastecia seus carros particulares com recursos público e realizava viagens com a família e amigos com dinheiro do povo. 

Com grande poder de articulação, fez amizades com outros corruptos nas esferas maiores e fora eleito deputado estadual. 

Corrupto como ele só, percebeu que se juntando a alguma bancada poderia ter ainda mais dinheiro em seu bolso, ou cueca, como algumas vezes precisou esconder dinheiro de corrupção. 

Fez logo parte do todas as bancadas da Assembleia e em todas elas conseguia tirar vantagens dos lobbies que fazia junto a empresas, grupos e setores interessados em se dar bem. 

Com toda essa influência, não tardou para se tornar deputado federal, expandindo suas negociatas e se corrompendo cada vez mais. 

Até que ouviu em uma certa ocasião, que a corrupção havia acabado naquele país. 

Ubiratan, ficou muito preocupado. Como poderia de uma hora para outra, sem mais nem menos, como num passe de mágica, toda a corrupção acabar? 

Depois de todo trabalho de uma vida inteira, como iria se virar dali em diante? Como seria a vida numa terra sem corrupção? 

Ubiratan entrou em depressão por alguns meses. Sinceramente achou que sua carreira havia chegado ao fim. 

Contudo, Ubiratan voltou a sorrir! 

O corrupto profissional descobriu que tudo não passou de um mal entendido. Na verdade, não é que a corrupção havia acabado, e sim, as investigações de corrupções é que haviam acabado. 

Agora, o Bira está feliz da vida, praticando sua corrupção de cada dia. Inclusive, hoje ele faz parte do alto escalão do governo. 


Por Rodrigo Alves de Carvalho 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.