OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

10/12/2018 às 17:36

Violeta Plech e Chico Viveiros expõem obras no Complexo Teatro Deodoro

Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe as primeiras exposições individuais dos artistas Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe as primeiras exposições individuais dos artistas

Hannah Copertino

Dois grandes nomes da arte alagoana estão reunidos em uma só galeria. As exposições de Violeta Plech e Chico Vieiros ficão em cartaz até 10 de fevereiro de 2019, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió. A entrada é gratuita.

As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 20h; aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições podem agendar a visita guiada pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].

No primeiro piso, o público vai encontrar mais de 30 obras do artista Chico Viveiros. São pinturas que retratam o cotidiano simples do povo nordestino com figuras como vendedor de peixes, as rendeiras o tocador de pífanos, o lavrador, lavadeiras, violeiros e muitos outros na mais pura e delicada beleza. Será montado o ateliê do artista na galeria para que o público se aproxime mais do artista e entenda como funciona o processo criativo.

No mezanino, estão as pinturas de Violeta Plech. Mais de 30 telas revelam seres imaginários e cenas cotidianas, que se misturam no universo da artista. Pássaros, peixes, bichos, árvores, pessoas e recortes do dia a dia nos conectam ao mundo místico e lúdico de Violeta, onde a fantasia e a realidade se misturam e se confundem.

“É uma honra para a Diteal receber as obras destes dois grandes artistas alagoanos em um momento histórico para a cultura de Alagoas, que é receber a primeira exposição individual de Violeta Plech e Chico Viveiros. São grandes talentos da nossa terra, que merecem esse espaço. Convidamos ao público que prestigie as exposições”, disse Sheila Maluf, diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal.

“Convidar os artistas visuais Violeta Plech e Chico Viveiros para ocuparem em exposições individuais, embora simultâneas, a Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro, é proporcionar arte e cultura de primeira qualidade para toda comunidade, valorizar talentosos artistas, que precisam divulgar e mostrar seus trabalhos ao grande público, e valorizar a grade de ocupação do nosso equipamento. Temos certeza que o exercício de 2018 proporcionou grandes momentos para as artes em seus mais diversos segmentos”, afirmou Alexandre Holanda, gerente artístico e cultural da Diteal.

Sobre Violeta Plech:

Nascida em 1929, em União dos Palmares, Violeta Sarmento Plech é pintora, desenhista e figurinista. Cursou desenho e pintura com Lourenço Peixoto (1945/46) e, em 1958, estudou figurino, no Instituto OBERG, no Rio de Janeiro. Cursou História da Arte com a historiadora alagoana Carmen Lúcia Dantas em Maceió (1997). Frequentou em 1970 o Atelier Oficina 154, em Olinda-PE, e viveu parte de sua vida em Recife.

Segundo o curador Fredy Correia, a exposição Violeta Plech busca traçar um paralelo entre as várias fases da diversificada obra e da vida da artista trazendo à tona uma histórica e eclética produção artística composta por pinturas, desenhos, colagens e gravuras produzidas ao longo de vários anos.

“A arte contemporânea intrigante da vanguardista artista visual e estilista, Violeta Plech, provoca um encantamento instantâneo, envolvendo o espectador em seu mundo mágico e apaixonante composto por intensas e vibrantes criações, nos levando a uma viagem ao seu mundo ora realista, ora imaginário. A ludicidade e os conceitos que impregnam sua obra a tornaram a artista preferida das crianças e jovens que não acreditam que ela seja já uma ‘senhora’ artista dado o frescor, a intensidade, as cores vivas e a vibração de seus trabalhos”, detalhou Fredy Correia.

Sobre Chico Viveiros:

Alagoano de Maceió, Chico Viveiros se envolveu com a arte ainda menino. Conheceu a pintura e o desenho na década de 60, aos doze anos de idade. Artista autodidata, aprendeu o ofício pesquisando e estudando por conta própria.

“Sua obra é um mergulho no universo pictórico, uma mistura entre o moderno, o contemporâneo e o figurativo. O cubismo e os traçados geométricos também aparecem nos seus trabalhos como uma referência marcante, mas harmoniosamente suave e em sintonia com outros elementos. O regionalismo cultural aparece de forma impositiva, porém homogeneamente composto pelo artista em pinceladas suaves e discretas, usando magistralmente a luz e sombra com uma fluidez perceptível. Seus personagens têm olhos, mãos e pés grandes, mas, ao mesmo tempo, são extremamente delicados, nos chamam a uma grande reflexão sobre o real significado do pensamento da obra e nos levam a refletir sobre a nossa cultura, elemento principal de seu trabalho”, explica o curador.

Serviço:

Exposições Violeta Plech e Chico Viveiros

Abertura – Segunda-feira (10/12), às 20h.

Local – Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Visitas – Até 10/02/2019; segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 20h; aos domingos e feriados, das 14h às 17h.

Agendamento - (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].

A entrada e o agendamento são gratuitos.



Ascom Diteal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.