OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

24/01/2019 às 19:25

Pinto da Madrugada chega cheio de novidades para 2019

Faltando menos de um mês para as prévias do carnaval em Maceió, o bloco Pinto da Madrugada se prepara para entrar na avenida mais uma vez. No ano em que completa 20 anos de existência, um dos maiores blocos carnavalescos do País e Patrimônio Imaterial do Estado, vai trazer como tema “Viva as artes de Alagoas”, uma referencia a diversidade cultural e artística do Estado.

O desfile do Pinto da Madrugada, que ano passado voltou com tudo arrastando mais de 250 mil foliões para a avenida, acontece no dia 23 de fevereiro, sábado antes do carnaval. Mas até lá, uma série de eventos está programado para aquecer o folião.

O primeiro encontro acontece no dia 2 de fevereiro com o “Na Pracinha”, levando cultura para as crianças na Praça Vera Arruda.  A folia segue no dia 3 de fevereiro com  o “Mundaú Lagoa Aberta”, em homenagem ao Pinto da Madrugada, onde muito coco de roda e ações culturais irão invadir a orla lagunar. “O Pinto da Madrugada é frevo, mas também queremos que ele represente a cultura do nosso Estado, e por isso vamos estar presente e apoiar movimentos como o Mundaú lagoa Aberta, para que os alagoanos participem e conheçam esse belíssimo trabalho”, destaca o diretor do bloco, Hermann Braga.

No dia 09 de fevereiro, o Pinto da Madrugada vai estar no Parque Municipal do Horto com a Trilha Ecológica com o Pintinho. No mesmo dia acontece também o Ensaio Aberto no Parque Shopping, com muito frevo para adultos e crianças, e a grande “Sururuzada do Pinto”, nas lojas Guido da Ponta Verde, onde ficará a loja do bloco com suas camisetas, cerveja, almofada de pintinho e muito mais.  No dia seguinte, 10 de fevereiro, é a vez do Bloquinho Pintinho Pula que Pula arrastando as crianças no Parque Shopping.

No dia 16 de fevereiro o Pinto da Madrugada vai invadir Alagoas. Em Maceió, logo pela manhã, acontece o esperado “Mungunzá do Pinto” em frente ao Hotel Ponta Verde, uma mistura de frevo e mungunzá para animar quem passa na orla. No mesmo dia, em parceria com a cervejaria Caatinga Rocks, acontece a Cervejada do Pinto com o evento “Calango e Serpentina”. Em Penedo, é a vez do Ovo da Madrugada e em Arapiraca, o Pinto participa do folia de rua junto com outros blocos tradicionais. 

“Desde o ano passado que o Pinto da Madrugada criou uma série de ações e eventos até chegar o grande dia, pois queremos que os alagoanos tenham o sentimento de pertencimento do bloco. Então criamos os bloquinhos infantis, que este ano terá outras edições além do Parque Shopping, acontecendo também da Praça Vera Arruda e no Parque Municipal; teremos uma mistura de frevo com coco de roda, ampliando nossa diversidade musical, e mais uma vez, nosso mascote, que estará levando muito frevo e alegria por aí. Enfim, várias ações que ligam o bloco ao alagoano”, explica Hermann Braga.

A agenda intensa do Pinto da Madrugada tem continuidade no dia 22 de fevereiro, véspera do desfile, com a Virada Carnavalesca, que será uma grande novidade este ano. “Em breve divulgaremos como será essa virada, vamos deixar a surpresa mais para frente”, destaca Hermann.

DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO DO DESFILE

A grande novidade para o dia do desfile este ano, que conta com orquestras de frevo de todo estado, é uma nova ala que irá trazer mais um carro soronizado, ao comando da artista Fernanda Guimarães, que irá levar seu projeto Rock Maracatu para dentro do desfile. “Este ano estamos falando de arte, de diversidade cultural, por isso, a Fernanda irá levar seu projeto onde ela canta clássicos do rock em ritmo de maracatu e outros ritmos tradicionais, para nosso desfile”, conta Braga.

Acompanhe a agenda do Pinto da Madrugada:

02 de fevereiro- Na Pracinha- Evento Cultural na Praça Vera Arruda

03 de fevereiro- Mundaú Lagoa Aberta na Orla Lagunar

09 de fevereiro- Trilha Ecológica com o Pintinho no Parque Municipal do Horto

09 de fevereiro- Ensaio Aberto no Parque Shopping

09 de fevereiro- Sururuzada do Pinto, nas lojas Guido

10 de fevereiro- Bloquinho Pintinho Pula que Pula

16 de fevereiro- Munguzá do Pinto

16 de fevereiro- “Calango e Serpetina”- Cervejada do Pinto da Madrugada

16 de fevereiro- A Pinta, em Arapiraca

16 de fevereiro- Ovo da Madrugada em Penedo

17 de fevereiro- Bloquinho Pintinho Pula que Pula

22 de fevereiro- Virada Carnavalesca

23 de fevereiro- Desfile Oficial na Orla de Maceió

SOBRE O PINTO DA MADRUGADA

Criado em 1999 por quatro amigos,  Braga Lyra, Eduardo Lyra, Marcos Davi e Marcial Lima, o Pinto da Madrugada tem o propósito de resgatar a cultura alagoana através do frevo, marchinhas e dos tradicionais carnavais de rua. No primeiro ano, com apenas uma orquestra, saiu com cinco mil foliões. Nas últimas edições já fazia parte dos eventos mais esperados de Maceió e reunia mais de 200 mil pessoas entre Pajuçara e Ponta Verde. O bloco se tornou tão importante que em 2011 recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.


Fonte: Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.