OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

21/06/2019 às 10:43

Grupo de Saxofone é selecionado para festival internacional

Grupo de Saxofone da Ufal Grupo de Saxofone da Ufal

Simoneide Araújo

Contemplados na Série Jovens Talentos, o Grupo de Saxofone da Universidade Federal de Alagoas foi selecionado para participar do 10º Festival Internacional de Música de Campina Grande e do 3º Fimus Jazz, eventos gratuitos que acontecem de 5 a 14 de julho, em Campina Grande - PB. Ao todo, foram mais de 30 projetos inscritos no edital, entre artistas e grupos nacionais e internacionais, e o da Ufal ficou entre os 12 vencedores. 

O Grupo de Sax da Ufal se apresenta no dia 8 de julho, no Mosteiro Santa Clara, em Campina Grande, às 16h, com 13 integrantes: os coordenadores Kleber Dessoles e Vanilson Coelho, os alunos Wallas Alves, Anderson Fellipe, Vitória Lima, José Luciano, Neemias Bebiano, Delley Bruno, Caio Cesar Lima, Marcos André Santos, Lisandra Melo e Anderson Melo, além do professor e percussionista Augusto Moralez. O repertório será de música de concerto adaptada para formação de grupo de sax e percussão. 

Artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Suíça, França e Portugal vão se juntar ao grupo alagoano, único selecionado do Estado, para encantar o público do festival. “Nosso grupo existe há cinco anos, é formado por nossos alunos e, de certa forma, essa seleção para o festival é o reconhecimento de um trabalho que é diário para eles [os alunos], de estudar, de fazer repertório… Significa também que alguém de fora está sinalizando que o trabalho que estamos fazendo é importante. É como se dissesse: olha, vocês estão no caminho certo”, disse Kleber Dessoles, professor da Escola Técnica de Artes e coordenador do Grupo de Saxofone. 

Dessoles disse, ainda, que tudo isso dá mais energia para que os alunos continuem trabalhando nesse projeto. “Nós artistas, muitas vezes temos muitas dificuldades no dia a dia, sem espaço para expor nosso trabalho. Então, quando o reconhecimento vem de uma instituição de fora, isso dá uma renovada no ânimo dos alunos e de quem coordena também”, completou. 

Sobre o Grupo de Sax 

O Grupo de Saxofones da Ufal surgiu em 2015, por meio de um projeto de extensão coordenado pelo professor Kleber Dessoles. O projeto articula-se e dá suporte tanto às disciplinas de práticas de conjunto e orquestral do Curso Técnico em Instrumento Musical, com ênfase em saxofone, quanto a um projeto de pesquisa voltado à música de concerto escrita originalmente para saxofone, coordenado pelo mesmo docente, tendo a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão como ponto de partida. 

Composto por alunos dos cursos técnico e de graduação em Música da Ufal, o grupo também tem a participação de técnicos músicos do quadro efetivo da instituição, alunos egressos e colaboradores externos - estudantes de extensão nível avançado e saxofonistas profissionais que atuam no mercado musical local. Segundo Dessoles, é um espaço de prática instrumental voltado ao aperfeiçoamento da performance em grupo, tendo como ponto de partida a heterogeneidade de níveis de formação musical de seus integrantes. 

O Grupo vem participando de diversas atividades ao longo dos seus cinco anos de existência, das quais podemos destacar participações como convidado do 1º Encontro Alagoano de Saxofonistas [2016], da Semana da Música da Ufal [2017 e 2018], do 2º Encontro Alagoano de Saxofonistas [2018] e da 9ª Jornada Pedagógica de Músicos de Banda [2018], quando funcionou como grupo base para o concerto de encerramento do evento, tendo como solista convidado o saxofonista Rodrigo Capistrano. 

O grupo também desenvolve trabalhos relacionados à musicalização e à formação de plateia em escolas públicas e outros espaços educacionais do Estado de Alagoas, entre eles: concertos didáticos realizados em Teotônio Vilela [2018] e, em Maceió, na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos [2019].

Veja vídeos do grupo:

https://www.youtube.com/watch?v=li8uRpeLcSM

https://www.youtube.com/watch?v=Yy_eded2Pf4

https://www.youtube.com/watch?v=UkE6N025aV8

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.