OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

30/10/2016 às 19:30

Moda alagoana ganha espaço em São Paulo

A estilista Ingrid Lima inaugurou um ateliê especializado em bordados e filé

Artista tem grande número de pedidos das suas peças (foto: Olho Mágico) Artista tem grande número de pedidos das suas peças (foto: Olho Mágico)

Camila Amaral

O mundo da moda é uma vertente que atrai muita gente e foi assim com a estilista alagoana Ingrid Lima, que após trocar o curso de Arquitetura que fazia em Maceió, se mudou para São Paulo e foi estudar Design de Moda. Ela usou um material muito regional como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o filé. A designer agora investe no ramo do bordado e abriu um ateliê há cerca de três meses na capital paulista.

As peças são produzidas por ela e por mais de 40 rendeiras do Pontal da Barra, em Maceió. A loja fica na Alameda Lorena, no bairro do Jardim Paulista, área nobre da cidade. O trabalho de Ingrid é tão visado que hoje ela distribui os produtos para três multimarcas.

O bordado e o filé

O filé é uma técnica de costura típica do estado de Alagoas, é um bordado que teve origem na Europa, mas se popularizou no nordeste do Brasil, na região das lagoas Mundaú e Manguaba, próximas a Maceió.

O nome se origina da palavra francesa “filet” que significa rede, assim como o processo de costurar o filé sobre uma rede de fios de algodão montada num molde de bambu. Logo após esse estágio, o desenho começa a ser preenchido com a ajuda de uma agulha de madeira. Existe uma variação de cores na peça, pois a mistura é o que embeleza o produto. 

O filé hoje é a grande fonte de renda de muitas famílias, principalmente as ribeirinhas. Ele se popularizou tanto que há meses foi um dos temas da novela Velho Chico – que ficou marcada pela morte dos atores Umberto Magnani e Domingos Montagner - e atualmente também pode ser visto na atual obra das 21h da Rede Globo,  A Lei do Amor.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.