Winícius Correia
Implementado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da faculdade Cesmac foi destaque no Congresso Internacional de Educação Superior, nesta quarta-feira (13). As ações do órgão foram apresentadas pela juíza Ana Florinda Dantas, que destacou a unidade como exemplo de atuação bem-sucedida durante a pandemia.
Para a magistrada, que coordena o Centro junto com a professora Sônia Maria Albuquerque Soares, a virtualização das atividades foi um dos fatores que contribuíram para o sucesso alcançado. "O uso adequado dos meios de comunicação virtual e tecnológicos para alcançar os objetivos e uma prestação jurisdicional comunitária adaptada às restrições impostas pela pandemia foram essenciais", ressaltou a juíza Ana Florinda.
Também participam das atividades do Cejusc, as conciliadoras Thasiana de Fátima Silva de Siqueira e Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro. O Congresso Internacional de Educação Superior foi organizado pela faculdade Cesmac e teve como objetivo demonstrar as tecnologias digitais e as contribuições às práticas pedagógicas inovadoras nas diferentes áreas do conhecimento.
Ações desenvolvidas pelo Cejusc em 2020
No ano passado, o Centro realizou 214 atendimentos, ajudando a população em procedimentos de divórcio, pensão alimentícia, regularização de direito de convivência e cobrança de valores. Foram oferecidas orientações jurídicas por whatsapp e audiências virtuais de conciliação.
Quatro cursos de extensão acadêmica voltados à solução de conflitos foram ministrados aos alunos do Cesmac. Também foi firmada parceria com a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) para a realização de mais atividades para a comunidade universitária.
Ao todo, 11 transmissões ao vivo aconteceram em parceria com a Liga Acadêmica de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Extrajudiciais e Autocompositivos – Justiça e Cidadania (Lascejuc). Nelas, os universitários aprenderam mais sobre temas como violência contra o idoso, violência doméstica e contra as mulheres, relacionamentos abusivos, direitos da pessoa com deficiência, entre outros.
Também foram realizadas lives sobre temas sugeridos pelos alunos, como depressão, autoestima e pensamento suicida. Houve ainda atendimento psicológico e de mediação de conflitos de forma virtual.
O projeto de apoio ao aleitamento materno teve atividades de campanha nas redes sociais. Enquanto isso, também foi criado o projeto de iniciação científica "A mediação como instrumento de gestão de conflitos no âmbito do Poder Judiciário: um estudo comparado entre o ordenamento jurídico brasileiro e o português", e três extensões universitárias remotas sobre mediação escolar, isolamento social e violência intrafamiliar.
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