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20/08/2018 às 15:11

Gestão informatizada otimiza licitações e gestão de contratos em Maceió

Servidor da Arser opera sistema durante etapa de processo licitatório: tecnologia como aliada na obtenção de mais eficácia, transparência e economicidade nas compras governamentais. Foto: Fernando Coelho/ Ascom Arser Servidor da Arser opera sistema durante etapa de processo licitatório: tecnologia como aliada na obtenção de mais eficácia, transparência e economicidade nas compras governamentais. Foto: Fernando Coelho/ Ascom Arser

Fernando Coelho

Uma das primeiras iniciativas deflagradas com a criação da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), em janeiro de 2017, foi a reativação de um sistema administrativo de compras governamentais previamente contratado pela Prefeitura de Maceió.

O uso da tecnologia se configura como ação obrigatória quando se objetiva promover inovação e eficiência na administração pública – mais precisamente no dinâmico campo das licitações e, da consequente, gestão de contratos e atas.

Justamente por estar conectada com a modernização de fluxos e processos, que a Arser apresenta continuadamente resultados tão expressivos desde o início de suas atividades. “É evidente que a gestão informatizada de contratos trouxe racionalidade, eficiência, economicidade – em termos de preço e de tempo – e também um ambiente muito mais racional a essas relações de consumo do município, que são imensas em sua miríade de fornecedores”, avalia Ricardo Wanderley, diretor-presidente da Arser.

A ferramenta contratada é ajustável às demandas da gestão e vem sendo customizada de acordo com os avanços. Mesmo assim, como toda novidade que altera rotinas de trabalho, a implantação de um novo sistema é uma tarefa complexa, que exige treinamentos e capacitações constantes – tanto com os servidores da agência quanto os que atuam nos demais órgãos e secretarias da gestão municipal.

Para tanto, o organismo criou o chamado “Plantão de Dúvidas”, um atendimento personalizado para o órgão ou entidade e cujo agendamento pode ser feito diretamente na gerência de Gestão de Contratos e Atas da Arser.

“Esse é um processo que não pode parar”, assinala Ricardo Wanderley. “A ferramenta informatizada no mundo de hoje traz esse tempero necessário e muito bem-vindo de velocidade, de clareza e de otimização de gestão. Se os valores de transparência, economicidade e eficiência já eram vetores sempre buscados pelo trabalho da Arser, atualmente são muito mais”, pontua.

Controle de gastos

Responsável pela implantação e subsequentes melhorias no sistema, a diretora de Licitações e Contratos da Arser, Vanderléia Guaris, reforça: “Sem esse suporte, seria impossível fazer a gestão, ter controle de gastos e fazer o planejamento de compras públicas”.

Em outras palavras, se a tecnologia não estiver aliada à gestão, o resultado e a eficiência não aparecerem. “Eu teria que montar uma equipe enorme para medir planilhas manualmente, o que acarretaria num custo elevadíssimo para o município, sem contar o gasto com papel e a maior chance de erros”, pondera a diretora.

Para se ter uma ideia mais clara da abrangência da ferramenta, de acordo com Carleandro Fidélis, gerente de Gestão de Contratos e Atas da Arser, o sistema atualmente em uso contempla as fases de planejamento, licitação e posterior execução, podendo culminar com a formalização do instrumento contratual nos casos em que o mesmo é obrigatório.

“O sistema também é capaz de gerenciar Atas de Registro de Preços e controlar as compras por dispensa e inexigibilidade de licitação, impedindo que o eventual fracionamento das compras em função do valor extrapole os limites impostos pela legislação”, complementa o gerente.

Avanços e melhorias

A partir do efetivo funcionamento do sistema, a Arser apresentou avanços inéditos, como o número de recorde de processos licitatórios abertos em um único ano, o aumento exponencial de licitações centralizadas e a consolidação do módulo de contratos administrativos. No caso deste último, a implantação ocorreu no final de 2017, ainda na fase de testes, e foi aberto para os demais órgãos e entidades da administração no início de 2018.

Com o aperfeiçoamento do módulo, o Município passou a cadastrar os contratos, controlar prazos e acompanhar a execução do objeto contratado, além de contar com a integração ao sistema orçamentário-financeiro. “O que permite aos gestores ou fiscais de contratos, uma ferramenta com informações extras acerca dos contratos que gerenciam”, detalha Carleandro Fidélis. “Além de menor trabalho aos agentes que trabalham na contabilidade e que recebem parte das informações inseridas pelos agentes administrativos”, garante. E mais: ao ser finalizado o cadastro de um contrato, os dados são enviados automaticamente ao Portal da Transparência da Prefeitura de Maceió.

De volta às licitações, o diretor-presidente Ricardo Wanderley adianta outra novidade, que deve encurtar em aproximadamente um mês a tramitação dos processos licitatórios. “Estamos à beira da implantação da assinatura digital de contratos, que vai economizar entre 20 e 30 dias o processo porque evita a logística de contrato enviado pelos Correios – a assinatura será digital e em tempo real”, esclarece. “Estamos às portas de inaugurar esse tempo – e de trazer, não só essa, mas outras inovações que vão melhorar em muito os serviços prestados pela agência”, finaliza.

Nas próximas semanas, a Arser deverá publicar um relatório no portal da Prefeitura de Maceió com dados e números extraídos da gestão informatizada que comprovam a eficácia e os avanços promovidos pela agência na área das compras governamentais.




Fonte: Ascom Arser

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