OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

15/10/2018 às 12:13

Grupo de pesquisa realiza projeto de economia solidária em Alagoas

Feira de Artesanato do Geesol durante a SBPC Alagoas. Fotos: Arquivo Geesol Feira de Artesanato do Geesol durante a SBPC Alagoas. Fotos: Arquivo Geesol

Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo

O Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (Geesol), com lotação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está realizando uma pesquisa sobre economia solidária no Estado. Atualmente, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o grupo desenvolve um projeto para a implementação de uma rede de comercialização seguindo esse modelo em Alagoas.

A coordenadora do Geesol, Ana Milani, explica a economia solidária se entende como aquele setor no qual se trabalha através da autogestão. Nela, todos os participantes recebem uma renda de forma igualitária, trabalhando com uma democracia. “Os grupos que trabalham com economia solidária veem nela uma forma diferente de entender a economia”, ressalta.

O atual projeto do Geesol tem como foco criar uma rede de comercialização do artesanato, contemplando determinados municípios do estado de Alagoas, que têm característica de artesanato específica. Piranhas, Delmiro Gouveia, Água Branca, Maragogi, União dos Palmares e Marechal Deodoro estão entre as cidades abrangidas. “São locais de difícil acesso, assentamentos. São pessoas que estão fora do sistema de produção. Desempregadas, mulheres que moram em assentamentos. Tem um lugar em Água Branca onde não estou conseguindo chegar, por causa da chuva”, afirma a professora. E continua: “A gente trabalha esses marginalizados, tanto geograficamente quanto economicamente”.

A pesquisa é constituída por visitas para observar uma realidade concreta e, assim, desenvolver caminhos para realizar as atividades de empreendimento. Segundo a professora Ana Milani, são mais de 150 pessoas contempladas pelo trabalho.

O projeto, que tem uma visão social, teve sua primeira experiência em rede de comercialização no Estado durante a 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela Ufal no mês de julho. No evento, foi realizada uma feira de artesanato que reuniu 16 grupos, vindos de diversos municípios, cada um trazendo parte da cultura e da história do povo alagoano.

O Geesol conta com a participação de diversos membros da comunidade universitária, como as técnicas Adriana Claudino, Amélia Virgínia e Vanessa Sátiro, e as estudantes Layane Mariela, Débora Carvalho, Mona de Melo, Nathalia Lavinia, Raíssa Soares e Scarlett Virgínia.

Além do projeto da rede de comercialização, o grupo trabalhando com o professor Carlos Everaldo em um projeto de extensão sobre fotografia, a 1ª Mostra Fotográfica 2018, e já recebeu convite  para fazer  apresentação.

Conheça mais sobre o Geesol no Facebook.





Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.