OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

23/04/2019 às 13:21

Rede Limpa: ação integrada vistoria bares e restaurantes na Jatiúca

Ação vai vistoriar cerca de 180 pontos comerciais (Foto: Ascom Sedet) Ação vai vistoriar cerca de 180 pontos comerciais (Foto: Ascom Sedet)

Suana Nobre

Equipes da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciaram, nesta terça-feira (23), uma inspeção nas caixas de gordura de bares e restaurantes. A ação é uma segunda etapa da Operação Rede Limpa e tem como finalidade orientar os empresários sobre as adequações necessárias a respeito do dimensionamento e limpeza destes equipamentos.

As vistorias começaram pelos pontos comerciais das Ruas Edith B. Nogueira e Paulo B. Nogueira, na Jatiúca, e vai se estender pelo perímetro entre as Avenidas Álvaro Calheiros e Dr. Antônio Gomes de Barros. A localização foi escolhida pela grande concentração de empresas de alimentação e onde há prejuízos na rede de esgoto da Casal, já que a gordura em excesso é a grande vilã para obstruções nas tubulações.

Foram mapeados cerca de 180 empreendimentos para vistoria nos quais estão sendo verificadas três situações: a existência da caixa de gordura, o dimensionamento adequado para quantidade de refeições servidas e se a limpeza está sendo realizada no tempo correto. Em casos de irregularidade, os proprietários serão notificados para efetuarem as intervenções necessárias em até 60 dias.

A gestora da Sedet, Rosa Tenório, acompanhou o início da ação e destacou o caráter educativo das vistorias. “Após a primeira ação realizada em janeiro, quando o foco estava nas ligações clandestinas de esgoto, estamos realizando esta etapa com o objetivo de inspecionar as caixas de gordura e, de forma educativa, orientar sobre a importância das adequações, já que a gordura impede o fluxo do efluente, causa extravasamentos que correm pela linha d’água, seguindo para a rede de drenagem e desaguando na praia”, explica.

Secretária Rosa Tenório destaca o caráter educativo da ação (Foto: Ascom Sedet)

Também presente na ação, o presidente da Casal, Clécio Falcão, ressaltou a importância dos trabalhos para população. “É uma ação preventiva importante para o bom funcionamento das redes coletoras, evitando entupimento e transbordo de esgoto nas ruas, o que traz benefícios para sociedade e para o meio ambiente”, disse.



Ascom Sedet


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.