OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

02/12/2020 às 20:31

Pandemia: Prefeitura e parceiros dão suporte a empresários de Maceió

Salas oferecem serviço virtual e beneficiam centenas de empresários em Maceió Salas oferecem serviço virtual e beneficiam centenas de empresários em Maceió

Empresários de todo o País sofreram com a crise econômica trazida pela pandemia de covid-19, em 2020. Em Maceió, por alguns meses, atividades econômicas ficaram suspensas e a Prefeitura teve que se desdobrar para encontrar estratégias que pudessem dar apoio aos empresários maceioenses, não só com medidas de postergação de pagamento de impostos, suspensão de cobranças, ou alternativa de negociação de débitos, como com orientação empresarial ou plataformas que pudessem ampliar, direta ou indiretamente, as possibilidades de negociação das empresas locais.

Por meio das Salas do Empreendedor de Maceió, milhares de empreendedores e empresários puderam ter acesso a serviços essenciais oferecidos pelas salas, como a abertura, baixa e formalização de empresas, orientação a empreendedores, impressão de guia de pagamentos, negociações e parcelamento de impostos, tanto de forma remota como por agendamento, conforme liberado no final de setembro deste ano, seguindo os protocolos de segurança.

“A cidade de Maceió ficou entre os 10 municípios alagoanos que alcançaram o maior percentual de envio da Declaração Anual do Simples Nacional para os Microempreendedores Individuais (DASN – MEI) de 2019. O levantamento foi feito pelo Sebrae e refletiu o trabalho realizado pela Semec em estimular o empreendedorismo na capital e oferecer suporte aos empresários e microempreendedores individuais por meio dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor da capital”, disse Emerson Amâncio, coordenador de Empreendedorismo da Semec.

Dos mais de 41 mil MEI cadastrados no município até o ano de 2019, mais de 40% entregaram a declaração dentro do prazo.

A gestão das Salas do Empreendedor é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Maceió, Sebrae e Associação Comercial e tem como objetivo estimular o fortalecimento dos negócios no Município.

Pertinho de Casa

Ainda em outubro, outra ação da Prefeitura foi focada no incentivo ao empreendedorismo, visando aproximar pequenos negócios e clientes de uma mesma região de forma prática, confortável e online, mantendo a segurança em tempos de distanciamento social. O Projeto Pertinho de Casa foi uma iniciativa sem fins lucrativos que a Prefeitura de Maceió, por meio da Semec e do Gabinete da Governança (GGOV), com o apoio do Sebrae/AL, trouxe ao município com o  propósito de oferecer apoio aos empreendimentos locais diante do atual contexto de pandemia. O projeto é liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e apoiado por diversas empresas que se uniram durante a pandemia de covid-19.

O objetivo é aproximar empreendedores de micro e pequenos negócios de todos os ramos a consumidores próximos a suas regiões de atuação. Com apoio do Sebrae São Paulo, o projeto já está disponível gratuitamente no site www.pertinhodecasa.com.br e visa não apenas apoiar os pequenos negócios, mas também facilitar o dia a dia da população, principalmente, em época de medidas preventivas de combate à covid-19.

O  maceioense pode usufruir das funcionalidades da plataforma por meio de seu smartphone, tablet ou computador pessoal de forma simples. Basta ir ao site, escolher a opção Quero Comprar,  informar o endereço ou o CEP e selecionar o tipo de comércio de seu interesse. Será disponibilizada uma relação de comerciantes cadastrados naquela categoria nas proximidades de onde ele reside ou do endereço informado.

Já os empresários que estiverem interessados em participar do projeto devem realizar um cadastro feito na mesma plataforma, de forma gratuita. Basta acessar o site e selecionar a opção Quero Vender, na página inicial. Devem ser preenchidas as informações requisitadas, como nome da empresa, e-mail e telefone, e em seguida criar uma senha de uso pessoal, e seguir os demais passos.

Ao todo, os 27 estados, mais o Distrito Federal, estão participando e cerca de 586 cidades estão incluídas no projeto.

A ideia de trazer essa iniciativa a Maceió faz parte das medidas que estimulam o empreendedorismo na capital e oferecem apoio aos microempreendedores, atendendo às propostas do Projeto Maceió: Cidade Inteligente e das Salas do Empreendedor, um convênio realizado entre a Prefeitura, o Sebrae e a Associação Comercial, com o objetivo de estimular o fortalecimento dos pequenos os negócios no Município.

“Incentivar o empreendedorismo na capital e atuar como um canal de apoio tanto às micro e pequenas empresas quanto às empresas de grande porte é uma das principais missões da Prefeitura de Maceió. A Semec tem trabalhado e buscado estratégias que mantenham a oferta dos serviços que consideramos essenciais para o desenvolvimento econômico do município”, destacou o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede. 

Serviço

O agendamento para o atendimento presencial da Sala do Empreendedor deve ser feito pelo site https://agendamento.seplag.al.gov.br, no qual o cidadão deverá realizar um cadastro.

Os atendimentos nas centrais Já do Maceió Shopping e do Parque Shopping são feitos normalmente de segunda a sexta, das 8h às 17h. No Shopping Maceió, o Já abre um pouco mais tarde, funcionando das 9h às 17h. Por enquanto, a Sala do Empreendedor do Shopping Popular, no Centro, atende apenas remotamente. 

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, todos os serviços oferecidos pelas salas continuarão à disposição dos maceioenses de forma remota, por telefone, e-mail e whatsapp.

Confira abaixo os contatos das Salas do Empreendedor:

Shopping Pátio Maceió
Telefone: (82) 99801-0021 – whatsapp
E-mail: [email protected]

Shopping Popular
Telefone: (82) 99801-0031- whatsapp
E-mail: [email protected]

Maceió Shopping
Telefone: (82) 9.9801-0033 whatsapp
E-mail: [email protected]

Parque Shopping Maceió
Telefone: (82) 99626-0032 – whatsapp
E-mail: [email protected]

Ascom Semec

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.